Na segunda-feira (7), a Apple mostrou as novidades do iOS 15, atualização do sistema operacional da marca, na conferência para desenvolvedores WWDC21. Mas, nem tudo é assim tão novo. Alguns dos recursos já eram possíveis com aplicativos do Google para o Android.

O FaceTime foi uma das principais atualizações no iOS 15. O aplicativo de ligações agora poderá contatar dispositivos Android e Windows e tem uma adição interessante com o áudio espacial. Mas, há recursos que já estavam disponíveis no Google Meet e Google Duo, como o isolamento de voz, modo retrato e visualização em grade.

publicidade

Leia mais:

Os dois apps do Google já têm versão para iOS. O criar uma chamada via FaceTime, o usuário receberá um link para que usuários de outros sistemas operacionais possam participar. Apps como o Meet já fazem isso, e possibilitam criar links para reuniões pré-agendadas.

publicidade

O app do iPhone vai permitir também que usuários sincronizem vídeos e músicas para compartilhar a experiência de assistir com outras pessoas. Chamado ‘SharePlay’, esse recurso também tem a capacidade de compartilhar a tela inteira, algo já comum em uma série de outros aplicativos de videochamadas, com os do Google e Discord e Zoom, por exemplo.

As notificações, com fotos dos contatos, também se assemelham ao modo como o Android 10 mostra os alertas. O modo ‘Foco’, para interromper determinadas notificações, é outra novidade para usuários do iOS, mas comum para aqueles que usam Android.

publicidade
WWDC21
A Apple apresentou as novidades no evento WWDC21. Créditos: Divulgação/Apple

A Apple também lançou uma ferramenta que permite copiar texto visto câmera ou de qualquer foto, além de mostrar informações sobre o local em que o dispositivo apontar. Coisa que o Google Lens já possibilita.

O Apple Maps é outro aplicativo a ganhar contornos do concorrente, com direções de transporte público e navegação a pé. O navegador Safari poderá fazer pesquisas por voz, recurso antigo no Chrome.

publicidade

Além das similaridades implantadas no iOS, a Apple também atualizou o AirPods com recursos comuns ao Android. Os fones de ouvido da maçã pode agora aumentar o volume da voz da pessoa com quem o usuário está dialogando, como o amplificador de som do concorrente em qualquer fone Bluetooth.

Widgets do iPadOS 15 já eram suportados pelo sistema operacional do Google. Dentro de casa, a Siri poderá reproduzir músicas ou filmes na Apple TV, do mesmo modo que o Google Assistente faz com qualquer dispositivo equipado com Chromecast.

Via: 9to5 Google

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!