Por que algumas pessoas apresentam efeitos colaterais após tomarem vacina contra Covid-19?

Por Lucas Soares, editado por Layse Ventura 10/06/2021 14h41, atualizada em 21/07/2021 13h04
Uma idosa recebendo a injeção da vacina contra o coronavírus por uma enfermeira
Peruphotart/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os efeitos colaterais após as vacinas contra a Covid-19 são considerados comuns. Dor de cabeça, fadiga e febre são sinais normais de que o corpo está reagindo ao imunizante. No entanto, nem todo mundo que recebe a vacina sofre com esses sintomas.

Segundo o Dr. Peter Marks, chefe de vacinas da Food and Drug Administration dos Estados Unidos, o fato de alguém não sofrer com efeitos colaterais não significa que a vacina não fez e efeito e nem que o efeito foi menor.

Basicamente, o sistema imunológico entra em ação assim que o corpo detecta um intruso estranho. Os glóbulos brancos se aglomeram no local, causando inflamação que é responsável por calafrios, dor, fadiga e outros efeitos colaterais.

Efeitos colaterais

A velocidade dessa resposta diminui de acordo com a idade, por isso os efeitos colaterais costumam ser mais intensos em pessoas mais velhas. Fora isso, algumas vacinas costumam gerar mais reações que outras.

Leia também:

Essa etapa de resposta rápida do sistema imunológico tende a diminuir com a idade, um dos motivos pelos quais os mais jovens relatam efeitos colaterais com mais frequência do que os adultos mais velhos. Além disso, algumas vacinas simplesmente provocam mais reações do que outras.

A vacina da AstraZeneca, por exemplo, é apontada por quem recebe como um imunizante que gera reações mais intensas. A farmacêutica diz que isso é normal e ocorre por conta da tecnologia usada no desenvolvimento do imunizante e que outras vacinas feitas com a mesma base também causaram efeitos semelhantes.

Outro fator que mostra a segurança das vacinas é o fato de os imunizantes já terem sido aplicados em milhares de pessoas no mundo inteiro e até agora poucos efeitos colaterais fortes foram identificados. Reações alérgicas foram devidamente tratadas e não há relatos de complicações.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.