O TikTok aplicou os chamados filtros de embelezamento em alguns de seus usuários sem que eles solicitassem, ou sequer dessem uma autorização expressa para isso. De acordo com os clientes, as mudanças incluem o afinamento da mandíbula, que ganha feições mais ligadas às mulheres, além de uma suavização da textura da pele, que ganha uma aparência entendida como mais macia.

A primeira pessoa com certa relevância a denunciar isso foi a tiktoker Tori Dawn, que tem mais de 320 mil seguidores. Dawn notou que os filtros, que nunca haviam sido ativados para transmissões ao vivo e vídeos, estavam habilitados para uma live realizada por ela. Segundo a influenciadora, não havia como desligar o efeito, que se molda ao formato do rosto e suaviza sutilmente seus traços.

publicidade
@toridawn817

congrats tiktok I am super uncomfortable and disphoric now cuz of whatever the fuck this shit is

♬ original sound – Tori Dawn

“Meu rosto é bastante andrógino e gosto do meu queixo”, disse Dawn em uma entrevista. “Então, quando vi que estava suavizado, pensei ‘por que eles fariam isso, por quê?’ Esta é uma das únicas coisas que gosto no meu rosto. Por que eles fariam isso?”

Harmonização digital

Os filtros de embelezamento são relativamente comuns em redes sociais, tornando o rosto dos usuários relativamente padronizado. Entre as características alteradas pelos filtros, estão o alargamento dos olhos, aumento dos lábios, aplicação de maquiagem e alteração do formato do rosto. Porém, em geral, essa é uma escolha dos usuários, que podem ativar ou desativar os filtros e foi a impossibilidade de desativação do recurso que irritou Dawn e alguns de seus seguidores.

A tiktoker fez um vídeo extremamente irritada para desabafar sobre o ocorrido. “Enquanto isso ainda estiver acontecendo”, disse Dawn, mostrando sua mandíbula, que estava sensivelmente mais fina. “Não me sinto confortável fazendo vídeos porque não é minha aparência e não sei como corrigir isso”, completou a influenciadora.

Com informações do Technology Review

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!