Força Aérea americana lança programa de entrega de carga por foguetes e espaçonaves

Programa “Rocket Cargo” é uma ação conjunta com a Força Espacial para usar embarcações na entrega de cargas a pontos remotos da Terra
Por Rafael Arbulu, editado por André Lucena 11/06/2021 11h08, atualizada em 11/06/2021 11h38
Ilustração mostra um foguete espacial sendo lançado de sua plataforma
Imagem: Alones/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Força Aérea americana lançou, junto com a Força Espacial (Space Force), o programa “Rocket Cargo”, para entrega de carga por foguetes e espaçonaves, inspirado nas licitações feitas pela Nasa para empresas privadas para a construção de equipamentos para a agência espacial.

A ideia do novo programa é viabilizar o uso de embarcações espaciais comerciais para acelerar a entrega de cargas super pesadas – de 100 toneladas para cima – a pontos remotos da Terra, zonas de conflito ou de crise humanitária. Segundo especialistas, hoje, esse processo leva dias, mas com o programa, isso poderia ser reduzido a meras horas.

Leia também

Uso de foguetes pode ser feito pela força aérea americana na entrega de cargas

Na imagem: lançamento de um foguete Falcon 9, da SpaceX
Os foguetes e embarcações espaciais privadas podem ser usados pela Força Aérea americana na entrega de cargas a zonas remotas na Terra. Imagem: Nadezda Murmakova/Shutterstock

“Uma vez finalizado, o Rocket Cargo vai alterar fundamentalmente o cenário de logísticas rápidas, conectando materiais e equipamentos a forças conjuntas de combate em uma fração do tempo gasto hoje”, disse John “Jay” Raymond, Chefe de Operações Espaciais da Space Force, em um comunicado. “Na ocasião de um conflito ou crise humanitária, a Força Espacial será capaz de oferecer à nossa liderança nacional uma opção independente para atingir objetivos estratégicos do espaço”.

O comunicado não cita nominalmente nenhuma empresa que atualmente trabalhe no setor, mas menções à SpaceX como exemplo de que tipo de companhia atenderia ao programa foram feitas de forma pulverizada. Mais além, a Space Force mencionou que as “empresas que procuram oportunidades na Lua” sob o Serviço de Entrega de Carga Lunar (da sigla em inglês, “CLPS”) da Nasa poderiam ser consideradas.

De acordo com o site da Nasa, 14 empresas participam do programa. São elas: Astrobotic Technology, Blue Origin, Ceres Robotics, Deep Space Systems, Draper, Firefly Aerospace, Intuitive Machines, Lockheed Martin Space, Masten Space Systems, Moon Express, Orbit Beyond, Sierra Nevada Corporation, Tyvak Nano-Satellite Systems – além, claro, da própria SpaceX de Elon Musk.

Ainda em sua fase de conceitualização e estudo, o programa Rocket Cargo da Força Aérea e Força Espacial ainda não tem data para começar a operar – a julgar pelo volume de informações necessárias para a sua viabilidade, isso deve demorar a acontecer.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.