Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) indica quais as preferências dos brasileiros em compras on-line para o Dia dos Namorados. Segundo a pesquisa, viagens para destinos românticos e jantares são experiências que ganharam pontos na intenção de compra dos brasileiros na internet em comparação ao ano passado.
Em 2020, o interesse por viagens era de 46,7% dos internautas. Hoje, 100% deles demonstram ter essa intenção de compra. Os jantares passaram de 63% para 97% das menções.

Em compensação, os perfumes, que sempre foram itens muito procurados para presentear na data, caíram de 100% para 84,8%. Já os chocolates, que também tinham 100% das intenções de compra no ano passado, despencaram para 72%. Ainda assim, esses itens figuram entre os mais desejados.
Leia mais:
- Google Meet lança fundos dinâmicos na versão web do app
- Facebook e Instagram lançam recursos para o Dia dos Namorados
- Dia dos namorados: Chat-commerce é uma das melhores opções para comprar presentes
Do lado das bebidas, vinho e espumante perderam intenção de compra, enquanto o gin se manteve em alta. De 98% em 2020, para 100% neste ano.
Segundo o Ibevar, o comportamento do consumidor no Dia dos Namorados é diferente das demais datas comemorativas. “O consumidor é de faixa etária mais jovem e, por isso, tem menor poder aquisitivo. Por se tratar de um relacionamento ainda não totalmente consolidado, como é o caso do namoro, compras com muita antecedência não costumam ser encorajadas”, declarou um representante do instituto ao Estadão.
O Ibevar parte de informações das redes sociais, comentários em notícias e volume de buscas, com aplicação de recursos estatísticos e semânticos. Ou seja, os índices são apenas uma forma de medir o quanto os brasileiros demonstram interesse por determinados itens.
Intenções de compra para o Dia dos Namorados supera Dia das Mães
O Dia dos Namorados superou o Dia das Mães em intenção de investimento, de acordo com pesquisa realizada pela Shopee Brasil. Segundo o grupo entrevistado, a intenção de preço médio por presente é de R$ 240. Já para o Dia das Mães, a média era de R$ 210. Para 50% dos entrevistados, R$ 130 é o valor ideal para se investir em um mimo para o par.
De acordo com o site E-commerce Brasil, participaram da pesquisa mais de 2,3 mil pessoas, entre 19 e 55 anos, de todos os estados brasileiros.
Desse grupo, 62% fazem compras on-line há mais de um ano, 23% há menos de seis meses e 14% entre seis meses a um ano.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!