YouTube não vai mais permitir anúncios de política e bebidas alcoólicas no topo da página

Por Lucas Soares, editado por André Lucena 14/06/2021 18h41, atualizada em 14/06/2021 21h52
YouTube. Imagem: Shutterstock
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O YouTube está passando por uma reformulação em seu sistema de anúncios e não deve mais permitir que propagandas sobre bebidas alcólicas, jogos de azar e política sejam veiculadas no espaço principal ou seja, topo do site e aplicativo. O objetivo da plataforma é se tornar uma página mais inclusiva e com uma melhor experiência. “Revisamos regularmente nossos requisitos de publicidade para garantir que equilibrem as necessidades dos anunciantes e dos usuários”, explicou a empresa.

Anúncios no YouTube

Batizado de masthead, a propaganda principal fica com muito destaque, aparecendo para todos que acessam a plataforma. A ideia de remover anúncios de medicamentos controlados, álcool e jogos de azar é para evitar que algo impróprio seja exibido no YouTube. Já a remoção de conteúdo sobre política é para evitar problemas como os que ocorreram nas últimas edições das eleições nos Estados Unidos, em que o candidato derrotado, Donald Trump, comprou o espaço durante três dias.

YouTube não vai mais permitir anúncios de política e bebidas alcólicas no topo da página
Imagem: YouTube

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De acordo com a plataforma, os anúncios no slot do cabeçalho podem “gerar grande alcance ou reconhecimento, mas agora esse megafone não estará mais disponível para as pessoas que desejam anunciar em determinados espaços”. Uma configuração já estava disponível antes para que quem não quisesse ver propagandas com bebidas e jogos de azar desabilitasse a opção.

Ano passado já ocorreu uma grande mudança em que o espaço passou a exibir anúncios direcionados e não mais aqueles comprados por um dia inteiro. Agora, uma nova alteração deve ser feita nos anúncios do YouTube. “Acreditamos que esta atualização terá como base as mudanças que fizemos no ano passado no processo de reserva do masthead e levará a uma melhor experiência para os usuários”, completou o Google.

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Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.