Na primeira missão do Programa Artemis, por meio do qual a Nasa pretende levar novamente astronautas para a Lua, a agência espacial americana pretende lançar ao espaço, em novembro de 2021, uma cápsula Orion sem tripulação.

Quer dizer, mais ou menos “sem tripulação”. Isso porque estará a bordo da missão Artemis 1 um manequim, com o objetivo de coletar dados para os lançamentos tripulados que serão feitos posteriormente.

Cápsula Orion será lançada em novembro sem tripulação. Ou “quase”: manequim a bordo será usado para testes. Lockheed Martin/Divulgação

Em 2023, será lançada a Artemis 2, que levará quatro astronautas para a órbita lunar. E, por fim, em 2024 teremos a Artemis 3. É ela que deve levar seres humanos novamente para pisar em solo lunar.

Leia mais:

publicidade

Mas o manequim que seguirá a bordo da Artemis 1 não tem nome. E, para resolver a questão, a agência está pedindo ajuda ao público. “Queremos sua ajuda para selecionar um nome adequado para o manequim, ou ‘Moonikin’ [trocadilho com a palavra Moon – Lua, em inglês], que voará a bordo do Orion para ajudar a coletar dados antes das missões com astronautas”, diz o comunicado oficial do concurso no site da agência.

Nasa oferece oito opções de nomes para o ‘Moonikin’

De acordo com a agência, o manequim é um modelo anatômico que simula o corpo humano. Esses modelos são comumente usados em treinamento para resgates de emergência, educação médica e pesquisa. 

“O manequim da Artemis 2 será equipado com dois sensores de radiação e sensores no assento – um sob o encosto de cabeça e outro atrás do assento – para registrar a aceleração e vibração durante a missão enquanto a Orion viaja ao redor da Lua e de volta à Terra”, explica o comunicado.

“Os dados desses e de outros sensores dentro da espaçonave ajudarão a Nasa a entender como melhor proteger os membros da tripulação da Artemis 2 e além”.

São oito opções de nomes, que passarão por eliminatórias nas redes sociais da agência: Ace, Campos, Delos, Duhart, Montgomery, Rigel, Shackleton e Wargo. Cada um é inspirado por uma sigla ou dedicatória. Por exemplo, Delos é o lugar onde Artemis e Orion nasceram, de acordo com a mitologia grega, e “Ace” significa “Artemis Crew Explorer”.

Imagem: NASA

A cada dois dias, a partir desta quarta-feira (16) os usuários do Twitter , Facebook e Instagram deverão escolher entre dois nomes. Os vencedores de cada chave competem entre si até o confronto final, que será na segunda-feira (28). O vencedor será anunciado no dia seguinte.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!