Há exatos 75 anos, acontecia a primeira chamada telefônica móvel comercial no mundo. Estamos nos referindo a algo muito mais antigo do que os famosos “tijolões”. Em 17 de junho de 1946, um homem que dirigia por Saint Louis, no Missouri, EUA, pegou um telefone localizado sob o painel de seu veículo e completou uma ligação – a primeira do tipo na história. 

Dois anos depois, o serviço estava disponível em quase 100 cidades americanas e contava com 5 mil assinantes. A taxa mensal era de U$15, equivalente a U$207 de hoje (o que corresponde a cerca de R$1.040,00). Cada chamada tinha o custo de cerca de U$0,35, ou U$5 atualmente (R$25,10 na conversão de hoje).

publicidade

Primeiras redes de telefonia móvel comercial era restritas

As primeiras redes de telefonia móvel da década de 1940 eram privilégio de apenas um pequeno número de usuários. 

Normalmente, esses serviços eram usados ​​por empresas, operadores de frotas de caminhões e até alguns jornalistas, de acordo com o histórico corporativo da AT&T Corporation, companhia americana de telecomunicações. 

publicidade
Trecho do primeiro filme publicitário de telefonia celular do mundo. Imagem: Captura de Tela YouTube

Uma área metropolitana costumava ter um único transmissor em uma torre central, com apenas alguns canais disponíveis para rotear chamadas de telefone celular. No máximo, três pessoas em uma cidade inteira poderiam fazer uma ligação por vez usando essa tecnologia.

Segundo a BoingBoing Net, “era uma enorme linha partidária, em que um número estritamente controlado de assinantes tinha que ouvir primeiro alguém na linha e, se encontrasse a linha livre, sinalizar para uma operadora, que faria a chamada”.

publicidade

Leia mais:

No YouTube, está disponível o primeiro filme publicitário sobre telefonia celular. Clique aqui para assistir.

publicidade

A plataforma traz também um vídeo sobre os primórdios dessa tecnologia, cujos primeiros testes aconteceram em trens militares, em 1918.

Primeiro telefone celular do mundo foi comercializado em 1983

Apenas quase quarenta anos depois é que o primeiro telefone celular foi comercializado no mundo. Trata-se do primeiro “tijolão”, o Motorola DynaTAC 8000X, criado em 1983. O aparelho foi idealizado e desenvolvido dez anos antes, por Martin Cooper, um engenheiro eletrotécnico dos EUA.

Primeiro “tijolão”, o Motorola DynaTAC 8000X, criado em 1983. Imagem: Wikipedia

As primeiras unidades não demoraram muito para entrarem no mercado. E já conquistaram adeptos rapidamente, o que confirmava o poder de persuasão daquela que, até então, era uma novidade. Prova disso é que alguns desses aparelhos foram vendidos sem que sequer existissem planos de linha telefônica. 

Somente após alguns meses de lançamento, é que apareceu o primeiro plano de celular, que custava aproximadamente U$50 por mês, além dos custos de ligação por minuto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!