O Spotify anunciou na quinta-feira (17) a aquisição da Podz, um serviço que facilita a descoberta de novos podcasts e permite aos criadores de conteúdo uma melhor divulgação de seus programas por meio de um algoritmo especial. Segundo a empresa, a intenção é “entregar aos ouvintes o conteúdo certo, na hora certa, e acelerar o crescimento da categoria em todo o mundo.”

Os podcasts geralmente possuem mais do que 30 minutos de duração e isso dificulta que usuários encontrem o conteúdo. A Podz possui uma tecnologia de aprendizado de máquina de última geração a qual gera pequenos clipes que permite aos usuários ouvir um trecho dos melhores momentos dos episódios, como um trailer no caso de filmes, o que incentiva os usuários a acessar novos podcasts.

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De acordo com a plataforma de streaming, a ferramenta encaixa como uma luva no Spotify, bem como em seus 2,6 milhões de podcasts prontos para serem descobertos.

“Essa capacidade, combinada com os 2,6 milhões de podcasts do Spotify na plataforma, aprendizados com nosso trabalho em descoberta de música e investimentos atuais em recomendação de podcast, levará a descoberta de podcast para o próximo nível – tornando mais fácil para ouvintes encontrarem o conteúdo que desejam ouvir e para que criadores sejam descobertos e construam uma base de fãs”, disse a empresa, em comunicado.

Spotify anuncia compra da Podz, plataforma especializada em descoberta de podcasts. Imagem: Shutterstock

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A tecnologia desenvolvida pela Podz foi chamada pela empresa de “o primeiro news feed de áudio” e apresenta clipes de 60 segundos aos usuários. Para que funcionasse, o sistema foi treinado em mais de 100 mil horas de áudio e teve consultas com jornalistas e editores de áudio.

De acordo com o TechCrunch, a Podz recebeu US$ 2,5 milhões em financiamento pré-semente – negócios que ainda não estão no mercado – das empresas M13, Canaan Partners, Charge Ventures e Humbition. A celebridade Paris Hilton também foi uma das investidoras.

“O ouvinte de podcast médio já assina sete podcasts, mas segue quase 30 no Podz. Os primeiros sinais nos deixam otimistas de que a equipe pode construir um produto transformador na categoria”, disse Latif Peracha, general partner da M13, à publicação.

A aquisição feita pelo Spotify reafirma a intenção da empresa em dominar o mercado de podcasting e entretenimento de áudio. Na quarta-feira (16), a companhia lançou o app Greenroom, concorrente direto do Clubhouse.

Além disso, o Spotify enfrenta uma competição direta com a Apple pelas receitas em assinaturas de poadcasts, já que ambas anunciaram a expansão do serviço uma seguida da outra.

Ainda de acordo com o comunicado do Spotify, a implementação da nova tecnologia na plataforma de streaming deve acontecer até o final do ano.

Fonte: Spotify e TechCrunch

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