Os astronautas Shane Kimbrough, da Nasa, e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), saíram da Estação Espacial Internacional (ISS) na manhã deste domingo (20) para uma caminhada espacial.
A dupla trabalhou por 6 horas e 28 minutos na instalação dos painéis solares ISS Roll-Out Solar Array (iROSA), que têm o objetivo de atualizar o fornecimento de energia da estação.
Os paínéis são fontes de energia leves e flexíveis projetadas pela agência espacial norte-americana para serem instaladas e usadas no espaço. Este novo tipo de painel solar fornece muito mais energia do que painéis tradicionais.
Dana Weigel, subgerente do programa da Estação Espacial Internacional, afirmou que os novos painéis “geram mais energia do que a nossa matriz original gerava sozinha quando era nova”.
Trabalho foi retomado por astronautas após adiamento
Os astronautas Kimbrough e Pesquet trabalharam perto do conjunto mais distante de painéis solares atuais, no lado esquerdo da estação, conhecido como P6, para continuarem a atualização do painel solar no canal de energia 2B.
Os dois instalaram o painel solar em seu suporte de montagem durante outra caminhada no espaço na última quarta-feira (16), mas um problema de alinhamento em uma dobradiça do equipamento impediu uma implantação completa. Desde então, as equipes de terra identificaram uma solução, o que garantiu a retomada do trabalho neste domingo (20).
Leia mais:
- Icebergs gigantes deixaram marcas no fundo do oceano entre o Canadá e Flórida
- SpaceX prepara teste orbital do foguete Starship Mars
- China e Rússia revelam seus planos para exploração da Lua
Os membros da tripulação atuaram juntos para intalar o painel solar de sua estrutura de suporte. Com essa primeira parte do procedimento finalizada, os caminhantes espaciais devem instalar cabos para conexão com os componentes eletrônicos da estação.
A equipe de controle da missão é liderada pelo diretor de voo Ron Spencer, com o apoio de Kieth Johnson como o oficial líder da caminhada espacial.

Astronautas farão mais caminhadas espaciais
Um dos novos painéis solares foi enviado ao espaço pela SpaceX, no começo deste mês de junho. Ele vai operar ao lado dos painéis de produção de eletricidade mais antigos, que já funcionam há mais de 20 anos.
A caminhada da dupla formada pelo norte-americano e pelo francês é a primeira de uma série para equipar o laboratório em órbita com seis painéis solares menores e mais fortes.
Esse reforço elétrico se fez necessário para acomodar passageiros pagantes, começando pela equipe de filmagem russa que vai rodar cenas de um filme no local na metade do próximo semestre.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!