Um novo estudo de eventos geológicos antigos indica que o planeta Terra tem uma “pulsação lenta e constante de atividade geológica” a cada 27 milhões de anos ou mais. Tal pulso de eventos geológicos agrupados inclui atividade vulcânica, extinções em massa, reorganizações de placas e aumento do nível do mar.

Isso significa que, a cada ciclo, passamos por fluxos e refluxos catastróficos. Felizmente para nós, a equipe de pesquisa garante que temos cerca de 20 milhões de anos pela frente antes do próximo “pulso” da Terra.

publicidade
A cada pulso da Terra, ocorrem eventos geológicos agrupados, incluindo atividade vulcânica, extinções em massa, reorganizações de placas e aumento do nível do mar.
Imagem: Luigi Morbidelli – Shutterstock

Segundo Michael Rampino, geólogo da Universidade de Nova York e principal autor da pesquisa, muitos geólogos acreditam que os eventos geológicos são aleatórios ao longo do tempo.

“Mas, nosso estudo fornece evidências estatísticas para um ciclo comum, sugerindo que esses eventos geológicos são correlacionados e não aleatórios”, afirma.

publicidade

A equipe conduziu uma nova análise nas idades de 89 eventos geológicos bem compreendidos nos últimos 260 milhões de anos. Como se pode notar no gráfico abaixo, alguns desses períodos foram mais difíceis, com mais de oito desses eventos que mudaram o mundo agrupando-se em intervalos de tempo geologicamente pequenos, formando o ‘pulso’ catastrófico.

Rampino et al., Geoscience Frontiers , 2021

De acordo com a equipe, esses eventos incluem extinções marinhas e não marinhas, grandes eventos oceânicos anóxicos, erupções continentais com inundação de basalto, flutuações do nível do mar, pulsos globais de magmatismo intraplaca e épocas de mudanças nas taxas de expansão do fundo do mar e reorganizações de placas.

publicidade

“Nossos resultados sugerem que os eventos geológicos globais são geralmente correlacionados e parecem vir em pulsos com um ciclo subjacente de cerca de 27,5 milhões de anos”, diz o relatório, publicado na Geoscience Frontiers.

Leia mais:

publicidade

Pulsação da Terra é objeto de análise desde a década de 1920

Especialistas vêm investigando um ciclo potencial de eventos geológicos há muito tempo. Nas décadas de 1920 e 30, cientistas da época sugeriram que o registro geológico tinha um ciclo de 30 milhões de anos, enquanto nas décadas de 1980 e 90 o intervalo entre os ‘pulsos’ era estimado entre 26,2 e 30,6 milhões de anos.

Nem todos parecem de acordo com o intervalo estimado de 27,5 milhões de anos. Em entrevista ao ScienceAlert, o geólogo tectônico Alan Collins, da Universidade de Adelaide, afirmou: “Este artigo é muito bom, mas, na verdade acho que um artigo melhor sobre esse fenômeno foi [um estudo de 2018 de] Muller e Dutkiewicz”.

O estudo mencionado por Collins, que analisou o ciclo do carbono e as placas tectônicas da Terra, chegou à conclusão de que o período entre os pulsos é de, aproximadamente, 26 milhões de anos.

Collins explicou que, nesse estudo mais recente, muitos dos eventos que a equipe analisou são causais, ou seja, um causa diretamente o outro. Portanto, alguns dos 89 eventos estão relacionados: por exemplo, eventos anóxicos que causam extinção marinha. 

“Dito isso”, acrescentou ele, “essa ciclicidade de 26-30 milhões de anos parece ser real e por um longo período de tempo – também não está claro qual é a causa subjacente disso”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!