Há meses, o leste da Austrália vem sofrendo com uma infestação de ratos que destroem casas e comem as plantações. Além do pânico causado pela pandemia de Covid-19, a presença dos mamíferos é mais um problema para a população local, tendo se tornado uma verdadeira praga.

Agora, os “monstrinhos” invadiram uma prisão em New South Wales. Nesta terça-feira (22) as autoridades australianas começaram a evacuar o Centro Correcional de Wellington, onde os ratos roeram os painéis do teto e cabos.

Centro Correcional de Wellington, em New South Wales, na Austrália, foi invadido por ratos e precisou ser evacuado. Imagem: Nick Lowther – ABC Western Plains

“A saúde, a segurança e o bem-estar dos funcionários e dos presos são a nossa prioridade número um, por isso é importante agir o mais rapidamente possível para realizar as obras de reparos”, informou Peter Severin, o comissário responsável pelo serviço correcional de New South Wales. 

Leia mais:

publicidade

Até 420 detentos e 200 funcionários deverão ser transferidos para outras instalações antes do fim deste mês, de acordo com a Agence France-Presse.

Os invasores destruíram painéis no teto e cabos de aparelhos eletrônicos no Centro Correcional de Wellington. Imagem: Wellington Correctional Centre/Reprodução NBC.

Causas da invasão dos ratos

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a invasão dos ratos é explicada pela rápida adaptação da espécie Mus musculus, que suporta o longo período de seca do país e também da rápida reprodução. 

Em entrevista ao portal Science Alert, o pesquisador da agência científica nacional, Steve Henry, disse que um casal de ratos é capaz de gerar até 500 filhotes em uma estação favorável.  

“Tivemos um verão muito chuvoso, o que influenciou no crescimento da vegetação, situação que contribuiu para aumentar a quantidade de comida para os ratos”, disse o cientista ambiental Charles Stuart. 

Outro problema que já foi identificado pelos pesquisadores é que os predadores naturais dos ratos, como as aves de rapina, estão entrando em extinção no país por conta da urbanização e cultivo de monoculturas em largas escalas.  

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!