Xbox Game Studios quer ter como foco principal a diversidade, diz executivo

Por Arthur Henrique, editado por Renato Mota 22/06/2021 09h16, atualizada em 22/06/2021 13h24
Xbox revela controle personalizado em comemoração do Mês de Orgulho LGBTQIA+. Imagem: Divulgação/Microsoft
Xbox revela controle personalizado em comemoração do Mês de Orgulho LGBTQIA+. Imagem: Divulgação/Microsoft
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O chefe de publicação do Xbox Game Studios, Peter Wyse, deu mais informações sobre os planos para os consoles da Microsoft no futuro em entrevista ao site Polygon. De acordo com o executivo, mais diversidade e inclusão são apontados como alguns dos maiores objetivos da empresa.

Segundo Wyse, o Xbox já tem atuado com prioridade no quesito diversidade, destacando algumas das iniciativas da empresa em torno da inclusão. “Você pode ver isso se intensificar em um jogo como ‘Tell Me Why‘”, disse ele à Polygon. “Estamos muito orgulhosos desse jogo. Ele fala sobre nossos valores em torno da representação LGBTQIA+, consciência de saúde mental e muito mais”.

Logo do Xbox feito pela Microsoft para a comemoração do mês do Orgulho. Imagem: Xbox Wire/Reprodução
Logo do Xbox feito pela Microsoft para a comemoração do mês do Orgulho. Imagem: Xbox Wire/Reprodução

As práticas se estendem, inclusive, às parcerias do Xbox com terceiros em processos de recrutamento interno, diz Wyse, citando o relacionamento sem fins lucrativos da Microsoft com a empresa Gameheads para a “criação de um programa de orientação e mentoria voltado às pessoas que fazem parte de etnias minoritárias ou de baixa renda, com idades entre 15 e 25 anos, que procuram entrar no indústria de jogos”.

Xbox que inclusão não só de minorias, mas também tecnológica

O executivo abordou também a inclusão voltada aos produtos, se referindo principalmente à tecnologia (que por ora é) exclusiva dos Xbox. Wyse acredita que o futuro são os jogos em nuvem e o afastamento do modelo de negócios tradicional centrado em console “em direção aos games em qualquer dispositivo que o jogador tenha disponível”.

Para ele, os jogos em nuvem são uma parte importante da “missão da empresa de trazer os títulos do Xbox para conectar 3 bilhões de jogadores”, acrescentando que o ousado número incluirá gamers de todas as plataformas, seja console, PC, smartphone ou etc. “Eu fico super empolgado com a ideia de jogos de alta fidelidade no telefone. Esse é o objetivo que continuo perseguindo, com certeza”, concluiu.

Leia mais:

Fontes: Gamespot e Polygon

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Arthur Henrique é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital