Uma pesquisa da Escola de Enfermagem Sinclair da Universidade do Missouri (UM, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, está buscando entender quais os benefícios da espiritualidade na evolução da saúde imunológica, redução do estresse ou recorrência do tumor, em pacientes do câncer de mama.

A autora do estudo, Jennifer Hulett, encontrou na amostra de 41 pacientes sobreviventes do câncer de mama que estavam ligadas à alguma congregação ou qualquer outra rede de apoio social dois biomarcadores específicos, alfa-amilase e interleucina-6.

Câncer de mama: espiritualidade pode promover a saúde de pacientes. Crédito: CC0 Domínio público/Pixabay

“As sobreviventes do câncer de mama são muitas vezes um grupo altamente espiritual devido ao trauma por que passaram, e descobrimos que muitas vezes elas têm crenças espirituais mais positivas”, relatou Hullet.

Segundo a autora da pesquisa, foi possível confirmar que sobreviventes do câncer de mama contribuíam para própria saúde e bem-estar acreditando e atribuindo esses fatores à um ser superior divino.

publicidade

A pesquisa foi baseada em estudos anteriores que apontam que o envolvimento de crenças espirituais positivas está associado a níveis mais saudáveis de cortisol – biomarcador associado ao estresse.

“Cortisol e estresse sugerem inflamação crônica, e qualquer coisa que possamos fazer para diminuir os níveis de estresse e inflamação terá um bom efeito na longevidade do paciente, nos resultados de saúde e na redução do risco de doenças recorrentes”, disse Hulett.

Leia também!

A pesquisa agora pretende entender quais biomarcadores devem ser examinados mais profundamente para interpretar a ação concreta das crenças espirituais na saúde física das mulheres diagnosticas com câncer de mama.

“Já sabemos que essas intervenções melhoram a saúde mental, mas também podem melhorar a saúde física, e podemos tentar provar isso olhando para esses biomarcadores fisiológicos”, concluiu a responsável pelo estudo.

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!