A organização do Festival de Cannes, um dos principais festivais de cinema do mundo, divulgou na madrugada desta quinta-feira (24) quem irá compor o júri da 74ª edição do evento. Presidido por Spike Lee (“Infiltrado na Klan”), o júri será composto por cinco mulheres e três homens, vindos dos cinco continentes, sendo um deles, um brasileiro, o cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, diretor dos aclamados “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”.

A participação no júri marca o retorno do diretor brasileiro ao evento, que já disputou a “Palma de Ouro”, que é o principal prêmio do festival, por duas vezes, em 2016, por “Aquarius” e em 2019, por “Bacurau”. Em 2019, o filme brasileiro, que foi codirigido por Juliano Dornelles, venceu o Prêmio do Júri, em um empate técnico com o francês “Les Misérables”, de dirigido e roteirizado por Ladj Ly.

publicidade

Em sua conta no Facebook, Mendonça Filho comemorou o convite e agradeceu a oportunidade, ressaltando que está há 15 meses sem ir ao cinema por conta da pandemia da Covid-19, que, inclusive, foi o motivo do cancelamento da edição de 2020 do festival.

Eu não vou ao cinema há mais de 15 meses. E que grande júri. Obrigado Cannes ✌🏼

Publicado por Kleber Mendonça Filho em Quinta-feira, 24 de junho de 2021

Demais membros

Além do pernambucano, também estarão no júri Spike Lee, que será o primeiro afro-americano a ocupar o posto de presidente da mesa, a diretora franco-senegalesa Mati Diop, vencedora do Grande Prêmio de Cannes em 2019 por “Atlantique”, sendo a primeira diretora negra a receber tal honraria. A cantora franco-canadense Mylène Farmer, a atriz americana Maggie Gyllenhaal, vencedora do Globo de Ouro pela minissérie britânica “The Honourable Woman”, de 2014.

Leia mais:

Também compõem o júri a diretora, produtora e roteirista austríaca Jessica Hausner, que já integrou o júri da seção “Um Certo Olhar”, de Cannes, em 2016, a atriz, diretora e roteirista francesa Mélanie Laurent, a Shosanna Dreyfus de “Bastardos Inglórios”, o ator francês Tahar Rahim e o coreano Song Kang-ho, que estrelou o longa “Parasita”, vencedor do Oscar de “Melhor Filme” em 2019. O 74º Festival de Cannes acontecerá na França entre os dias 6 e 17 de julho.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!