MWC 2021: Qualcomm anuncia Snapdragon 888 Plus e promete aparelhos com ele para o terceiro trimestre

Versão aprimorada do principal processador para smartphones conta com desempenho 20% maior do que sua contraparte básica
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 28/06/2021 09h14, atualizada em 28/06/2021 10h58
Qualcomm
Imagem: Ascannio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Qualcomm anunciou o “chip” Snapdragon 888 Plus – uma versão levemente aprimorada do atual Snapdragon 888 -, e afirmou que os primeiros aparelhos equipados com a nova plataforma devem chegar a partir do terceiro trimestre de 2021.

Segundo a empresa, até o momento, fabricantes de smartphones como Asus, Honor, Motorola, Vivo e Xiaomi já estão “engatilhadas” para fazerem anúncios com o Snapdragon 888 Plus a partir de julho. No que tange aos aprimoramentos, porém, ele não muda muita coisa.

Leia também

Imagem mostra os dados aprimorados de desempenho do processador Snapdragon 888 Plus, da Qualcomm
Versão aprimorada do modelo atual, processador Snapdragon 888 Plus tem desempenho 20% superior, segundo a Qualcomm. Imagem: Qualcomm/Divulgação

Pelos números mostrados pela Qualcomm, o desempenho do Snapdragon 888 Plus é 20% maior em relação à versão anterior – cortesia de um clock mais alto, 3 gigahertz (GHz) versus 2,84 GHz, e até 32 TOPS (ou “teraoperações por segundo”).

Nos demais componentes, tudo igual: GPU Adreno 680 com funcionalidade Snapdragon Elite Gaming, para os ávidos jogadores mobile; suporte à conexão 5G (mmWave) e função FastConnect 6900.

De uma forma bem resumida, os aprimoramentos da nova versão virão de uma gestão mais eficiente de processamento, e não do hardware em si.

Falando no 5G, a Qualcomm novamente aproveitou para exaltar o padrão mmWave, afirmando que, pelo mundo, já são “mais de 30” operadoras e fabricantes que afirmaram compromisso com essa tecnologia – incluindo algumas na Europa, Ásia e, sobretudo, China.

A empresa ainda afirma que sua oferta de 5G é capaz de atingir velocidades de até 10,4 gigabits por segundo (Gbps), o que, em condições ideais, permitiria o download de um filme de duas horas de duração em resolução 4K em 27 segundos, cortesia do modem X65 que compõe a nova plataforma.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital