Uma pesquisa feita em parceria entre a Universidade de Turku e Universidade de Helsinque, na Finlândia, apontou que 180 profissionais da saúde que receberam a vacina produzida pela Pfizer em parceria com a BioNTech apresentaram respostas imunológicas muito positivas contra a Covid-19 e suas variantes.
No entanto, a pesquisa definiu que a resposta do sistema imunológico contra a variante beta foi menor que contra a alfa, mas nos dois casos os indivíduos vacinados apresentaram anticorpos neutralizantes que oferecem uma boa proteção.

Uma das autoras do estudo afirmou que a aplicação das duas doses da vacina da Pfizer pode gerar uma resposta imunológica maior do que a apresentada por um paciente que teve sintomas leves de uma infecção por Covid-19.
“O estudo demonstra a eficiência da vacina Covid-19 e sua capacidade de induzir respostas de anticorpos na população em idade produtiva, independentemente de sua idade ou sexo. A vacina é uma das mais eficazes que já estudei”, disse o professor de virologia Iikka Julkunen.
De acordo com o Medical Xpress, os estudos agora buscam entender a resposta imunológica da vacina da Pfizer em relação a variante delta, conhecida popularmente como variante da Índia.
Leia também!
- Covid-19 pode estar matando milhares de crianças no Brasil sem diagnóstico
- Sequelas da covid-19: quais são, afetam quem e qual o grupo de risco?
- Imperial College afirma que taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil caiu
Brasil recebe mais 2,4 milhões de doses da vacina da Pfizer nesta semana
Nesta semana, mais 2,4 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 devem chegar ao Brasil. As entregas vão ser feitas pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, em três lotes. O primeiro deles ocorreu nesta terça-feira (29), com 528,8 mil unidades do imunizante. Já nesta quarta-feira (30) e na quinta o país deve receber mais 936 mil doses em cada dia.
Na semana anterior já chegaram ao Brasil outras 2,4 milhões de doses da vacina da Pfizer. Os contratos fechados com a farmacêutica estimam um total de 200 milhões de doses até o fim de 2021.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!