A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou que a vacinação de 40% da população da cidade de Maricá, no RJ, com a primeira dose do imunizante foi suficiente para reduzir pela metade a incidência geral da Covid-19, não apenas as mortes e internações de casos graves da doença.

Segundo a reportagem do jornal O Globo, o intuito do estudo feito em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Prefeitura de Maricá era entender o poder da vacinação na contenção da Covid-19 na população como um todo e não apenas em grupos específicos, como em testes clínicos.

publicidade
Vidro de vacina anti-Covid-19
Maricá reduz pela metade a incidência da Covid-19 com 40% da população vacinada. Créditos: Shutterstock

“As vacinas funcionam muito bem, fazem uma diferença que impressiona. Mesmo com 40% de vacinados, foi possível cortar à metade a incidência geral do coronavírus. Isso pode representar uma queda geral de pelo menos 75% das internações e mortes por Covid-19. Imagine se todo mundo tivesse sido totalmente vacinado, é um resultado muito bom, excepcional, das vacinas”, afirmou o professor titular e coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e líder do estudo, Amílcar Tanuri.

Os pesquisadores sortearam aleatoriamente 400 domicílios de Maricá e em cada casa foi escolhida uma pessoa com data de aniversário mais próxima à coleta das amostras para o exame PCR para detectar o vírus e de sangue para presença de anticorpos.

publicidade

Com base nos resultados foi possível notar que a vacinação reduziu em 51% as infecções por SARS-CoV-2, incluindo casos assintomáticos e leves. E, segundo o cientista responsável, o impacto na mortalidade será ainda maior.

A pesquisa mostrou ainda que dos vacinados em geral, 68% tinham anticorpos, mesmo aqueles que só receberam uma dose, sendo dois terços deles anticorpos neutralizantes – aqueles capazes de atacar o vírus.

publicidade

Leia também!

Quando separados dos demais, 75% do grupo que recebeu as duas doses da vacina apresentou anticorpos neutralizantes. Enquanto, 20% dos que não receberam nenhuma dose demonstraram também possuir anticorpos.

publicidade

Entre os 400 pacientes estudados, foi possível encontrar dois com PCR positivo no grupo de vacinados e outros 7 entre os não vacinados. O que representa uma incidência de 2.400 casos para cada 100 mil habitantes, demonstrando que a circulação da Covid-19 continua elevada.

“Temos no Brasil uma situação brutal e incomparável. A vacinação maciça nos ajudará a melhorar muito, a manter o vírus no fundo do vale, com surtos sazonais controláveis. Mas precisa haver mais estímulo oficial à vacinação. Se não fosse a mídia, a população ficaria à mercê da pandemia, sem estímulo a se proteger. Todas as vacinas são boas, terrível é a Covid-19. Tenho medo por quem ainda não se vacinou”, disse Tanuri.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!