Covid-19: Johnson diz que sua vacina protege até 8 meses e é eficaz contra variante Delta

Por Tamires Ferreira, editado por Lyncon Pradella 02/07/2021 10h46
vacina da Janssen
Imagem: StanislavSukhin - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante Johnson & Johnson afirmou em um comunicado na quinta-feira (1) que sua vacina de dose única contra a Covid-19 pode proteger por ao menos oito meses e também é eficaz contra a variante Delta.

“Os dados atuais para os oito meses estudados até agora mostram que a vacina de dose única da Johnson & Johnson contra Covid-19 gera uma forte resposta de anticorpos neutralizantes que não diminui; em vez disso, observamos uma melhora com o tempo”, disse Mathai Mammen, chefe de pesquisa e desenvolvimento de vacinas da J&J, em comunicado.

Segundo informações do O Globo, um ensaio clínico liderado pelo médico Dan Barouch, do Centro Médico Diaconisa Beth Israel e da Escola de Medicina de Harvard, testou a resposta de anticorpos e células imunológicas através da coleta de sangue de 20 voluntários. Segundo o especialista à rede americana CNN, os resultados foram “promissores e tranquilizadores”.

“Os dados mostraram que as respostas das células T — incluindo as células T CD8 + que procuram e destroem as células infectadas — persistiram durante o período de oito meses examinado”, explicou Barouch.

johnson
Johnson diz que sua vacina protege até 8 meses e é eficaz contra variante Delta. Imagem: Pcruciatti/ iStock

Ainda de acordo com os testes, a equipe afirmou que a vacina também mostrou uma “cobertura robusta” contra a variantes. Para alcançar o resultado, foram testados o sangue de voluntários vacinados contra a variante Delta e Gamma – encontrada pela primeira vez no Brasil.

A vacina da J&J, conhecida como Janssen, é de dose única e é um dos imunizantes comprados pelo Brasil. De acordo com outros testes, a vacina também mostrou eficácia contra a variante Alfa, do Reino Unido, já os números contra a variante Beta, da África do Sul, não foram tão positivos.

Leia mais!

Segundo informações do G1, o Brasil firmou um contrato com a farmacêutica da J&J que prevê a entrega de um total de 38 milhões de doses da Janssen até dezembro. Além dessas, o governo norte-americano doou mais 3 milhões de doses ao Brasil, a maior doação feita até agora pelos EUA.

O lote das doses chegou há uma semana e o Ministério da Saúde disse que irá iniciar a distribuição das vacinas doadas ainda nesta sexta-feira (2).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.