Dez filmes de Richard Donner para ver agora por streaming

Por Breno Pessoa, editado por Renato Mota 05/07/2021 22h15
Christopher Reeve caracterizado como Superman no filme de 1978
Christopher Reeve segue como intérprete imbatível de Superman nos cinemas. Crédito: Warner Bros./Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Sempre lembrado (e celebrado) pelo trabalho em ‘Superman’, o diretor Richard Donner, que morreu nesta segunda-feira (5), aos 91 anos, deixou uma extensa e variada filmografia. Da aventura juvenil ‘Os Goonies’ à comédia policial em ‘Máquina Mortífera’, o cineasta alcançou diferentes públicos e audiências em sua trajetória. Para celebrar esse legado, fizemos uma lista com dez filmes que têm a assinatura de Donner e que estão disponíveis nos principais serviços de streaming. Confira:

Superman – O Filme‘ (HBO Max)

É inevitável começar a lista com este título. Com ‘Superman’ (1978), Donner estabeleceu as bases do gênero super-herói como conhecemos na atualidade. Não era a primeira vez que personagens dos quadrinhos apareciam nos cinemas, mas foi o que mostrou, em definitivo, que era possível transpor para a tela grande os feitos inimagináveis vistos nas HQs. Se os efeitos visuais hoje podem parecer datados, à época foram revolucionários e fizeram o público acreditar que o Superman podia mesmo voar, ainda mais ao som da música tema icônica composta por John Williams. Um clássico e até hoje um dos melhores filmes de super-herói já feitos. E Christopher Reeve é melhor Superman de todos.

Superman 2: A Aventura Continua – Versão do Diretor’ (HBO Max)

Christopher Reeve e Marlon Brando em cena de Superman 2
Marlon Brando, que se desentendeu com os produtores, teve suas cenas cortadas na versão dos cinemas e aparece apenas no corte do diretor, lançado em 2006. Crédito: Warner Bros./Divulgação

Bem antes do Snyder Cut houve o Donner Cut. Richard Donner começou a produção dessa continuação, filmada em paralelo o primeiro filme. Por conta de divergências entre o cineasta e os produtores, o diretor acabou sendo demitido e substituído por Richard Lester, que tocou o restante das filmagens e lançou a sequência em 1980. Em 2006, a Warner Bros. lançou esta versão do diretor, que traz um tom mais sóbrio do que o de Lester e inclui muito do material que ficou de fora no lançamento original.

Os Goonies’ (Apple TV e Google Play)

Dirigido por Donner e roteirizado por Spielberg e Chris Columbus, foi uma das maiores bilheterias do ano de seu lançamento. Crédito: Warner Bros./Divulgação

Filme que fez a cabeça de muitas crianças nos anos 80 (e 90, pelas inúmeras reprises na TV), ‘Os Goonies’ (1985) mostra uma faceta ainda mais aventuresca do diretor. Com produção de Steven Spielberg, o filme tem aquilo que ‘Stranger Things‘ tentou emular décadas mais tardes: um elenco infantil super afinado embarcando em uma jornada arriscada – para não falar de Sean Astin, ator do filme que participou da segunda temporada da série.

Leia mais:

Máquina Mortífera‘ (HBO Max)

Danny Glover e Mel Gibson se encarando em cena do primeiro filme.
Danny Glover e Mel Gibson fizeram uma inesquecível dupla nos filmes da franquia. Crédito: Warner Bros./Divulgação


Tá aí uma franquia que merecia ser mais lembrada. A quadrilogia tem alguns altos e baixos, sendo o quarto filme o mais fraco da série, mas segue como entretimento acima da média. Martin Riggs (Mel Gibson) e Roger Murtaugh (Danny Glover) são talvez a melhor dupla policial dos cinemas dessa comédia de ação. O ponto alto da série é o primeiro filme, de 1987, que também traz uma boa carga de drama e violência, se saindo um tanto mais maduro que outros títulos do gênero.

Máquina Mortífera 2‘ (HBO Max)

Danny Glover, Joe Pesci e Mel Gibson em cena.
Em ‘Máquina Mortífera 2’, protagonistas ganharam a companhia de Joe Pesci. Crédito: Warner Bros./Divulgação

Falamos que o primeiro filme é o melhor da série, o que não significa que as três continuações são dispensáveis. De fato, a impressão é que a franquia vai decaindo um pouco ao decorrer da quadrilogia, mas ‘Máquina Mortífera 2’ (1989) é quase tão bom quanto o primeiro. Um dos destaques da sequência é a entrada de Joe Pesci como o criminoso tagarela Leo Getz, que vira testemunha sob proteção da dupla.

A Profecia‘ (Telecine Play)

O ator Harvey Spencer como Damien em um cemitério
O Harvey Spencer, de ‘A profecia’, tinha apenas quatro anos quando o filme foi gravado. Crédito: Twentieth Century Fox/Divulgação

Sim, também temos terror da filmografia da Donner. E não é simplesmente um filme do gênero, uma das obras clássicas. ‘A profecia’ (1975) figura em lugar de destaque junto a produções como ‘O exorcista’ e o ‘Bebê de Rosemary’. Primeiro grande sucesso de Richard Donner, foi o filme que o gabaritou para assumir o comando de ‘Superman’ pouco tempo depois. Mesclando bem suspense e horror, o diretor entrega uma história que provoca tensão pela atmosfera sinistra.

O Feitiço de Áquila‘ (Oldflix)

Rutger Hauer e Matthew Broderick, respectivamente Etienne Navarre e Philippe Gaston, em cena do filme.
Rutger Hauer e Matthew Broderick são destaques na produção, que mistura fantasia, romance e comédia. Crédito: Warner Bros./Divulgação

Outro exemplo da versatilidade do diretor, esta aventura medieval não foi exatamente um sucesso de bilheteria, mas ganhou status de cult com o passar dos anos. Lançado em 1985, mesmo ano que ‘Os Gonnies’, mostra o cineasta que conseguiu em um momento frutífero. A história acompanha um ladrão chamado Philippe Gaston (Matthew Broderick) em fuga após ser condenado à morte, sendo caçado pelo Capitão Marquet (Ken Hutchison). Gaston acaba sendo o elo de ligação entre o telespectador e o casal Isabeau D’Anjou (Michelle Pfeiffer) e Etienne Navarre (Rutger Hauer), que têm seu amor proibido por conta de uma maldição, o tal Feitiço de Áquila.

Maverick‘ (HBO Max)

Mel Gibson segura cartas de baralho em cena do filme.
Parceiro de longa data de Donner, Mel Gibson estrela a produção. Crédito: Donner/Shuler-Donner Productions/Divulgação

Mais uma incursão de Richard Donner em gêneros cinematográficos, desta vez em um western. Em ‘Maverick’ (1994), o diretor retoma a parceria com Mel Gibson, que vive o jogador de pôquer Bret Maverick. Na trama, o protagonista junta forças com outra jogadora, Annabelle Bransford (Jodie Foster) para participar de jogo valendo meio milhão de dólares. Adaptado de uma série de TV dos anos 50, é um divertido faroeste.

Os Fantasmas Contra-Atacam‘ (Telecine Play)

Filme é releitura do clássico conto natalino de Charles Dickens. Crédito: Paramount/Divulgação

Releitura moderna de ‘Um conto de Natal’, de Charles Dickens, ‘Os Fantasmas Contra-Atacam’ (1988) adiciona uma camada extra de humor ao clássico livro inglês. Em lugar de Scrooge, temos como protagonista o igualmente sovina Frank Cross (Bill Murray), inservível diretor de uma rede de televisão que só pensa na audiência. Após uma aparição de seu único e falecido amigo, Lew Hayward (John Forsythe), ele recebe a visita de três fantasmas (o do Natal Passado, Presente e Futuro).

Teoria da Conspiração‘ (Apple TV e Google Play)

Suspense retoma a parceria entre Donner e seu mais recorrente ator, Mel Gibson. Crédito: Warner Bros./Divulgação

Na época em que ‘Arquivo X’ estava no auge, diversas produções no cinema e na TV trouxeram histórias que abordavam a ideia de que o governo dos EUA agia nas sombras para acobertar informações. ‘Teoria da Conspiração’ (1997) é fruto desse período e tem como protagonista Jerry Fletcher (Mel Gibson), um taxista conspiracionista. Após divulgar mais uma de suas teorias insólitas em um jornal feito por ele mesmo, Fletcher vira alvo da CIA. O filme ainda tem no elenco Julia Roberts como a advogada Alice Sutton, por quem Fletcher é apaixonado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Breno Pessoa
Redator(a)

Breno Pessoa é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco e acumula mais de 15 anos de experiência. Já cobriu cinema, literatura, tecnologia etc. Hoje, escreve no Olhar Digital.

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital