O diretor Richard Donner morreu nesta segunda-feira (5), aos 91 anos. O falecimento de Donner foi confirmado pela produtora Lauren Schuler Donner, com quem ele era casado há 36 anos. A causa da morte do diretor de ‘Superman: O Filme’ (1978) e ‘Os Goonies‘ (1985), porém, não foi revelada.

Donner nasceu em 24 de abril de 1930, no Bronx, em Nova York, sob o nome Richard Donald Schwartzberg. Ele começou a carreira nas telas com o sonho de atuar, mas foi encorajado por Martin Ritt (1914 – 1990) a se dedicar à direção e conseguiu o primeiro emprego na área contratado por Ritt como auxiliar.

publicidade

Leia mais:

Richard Donner e Christopher Reeve nos bastidores de 'Superman' (1978). Imagem: Warner Bros./Divulgação
Richard Donner e Christopher Reeve nos bastidores de ‘Superman’ (1978). Imagem: Warner Bros./Divulgação

Assim, ele trabalhou bastante em televisão no início da trajetória. Na TV, Donner dirigiu as séries como ‘Route 66’, ‘Twilight Zone’, conhecido no Brasil como ‘Além da imaginação’, e ‘O Agente da UNCLE’. O diretor estreou nos cinemas em 1968, com o filme ‘Uma Dupla em Ponto de Bala’, estrelado por Sammy Davis Jr. e Peter Lawford.

Foi nesse momento que Richard Donner passou a fazer filmes em tempo integral. Em 1978, com uma década nas telonas, ele emplacou ‘Superman: O Filme’, longa de origem do super-herói da DC com Christopher Reeve no papel principal. O filme tinha orçamento de US$ 55 milhões e arrecadou mais de US$ 300 milhões mundialmente.

Donner seguiu sua carreira com grandes títulos nas telonas. Em 1985, chegou aos cinemas ‘Os Goonies’, que viria a se tornar um clássico, produzido por Steven Spielberg, escrito por Spielberg e Chris Columbus. Dois anos depois, foi a vez do primeiro da série de quatro filmes ‘Máquina Mortífera’, estrelados por Mel Gibson.

Richard Donner também se aventurou na produção para o cinema. Em 1993, ele foi produtor executivo de ‘Free Willy’, onde trabalhou ao lado da esposa Lauren Schuler Donner, produtora do filme. Seu trabalho mais recente como produtor executivo foi em ‘X-Men Origens: Wolverine’, de 2009.

Richard Donner e sua esposa, Lauren Shuler Donner, no 30th Annual Producers Guild Awards, em janeiro de 2019. Imagem: DFree/Shutterstock
Richard Donner e sua esposa, Lauren Shuler Donner, no 30th Annual Producers Guild Awards, em janeiro de 2019. Imagem: DFree/Shutterstock

O último filme dirigido por Richard Donner foi ’16 Quadras’, um suspense policial de 2006, estrelado por Bruce Willis, Mos Def e David Morse.

Entre os prêmios da carreira, o diretor foi congratulado com o Prêmio Hugo de melhor apresentação dramática, por ‘Superman: O Filme’. Ele também recebeu um Satellite Award.

Via: Deadline / Variety

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!