O diretor Richard Donner morreu nesta segunda-feira (5), aos 91 anos. O falecimento de Donner foi confirmado pela produtora Lauren Schuler Donner, com quem ele era casado há 36 anos. A causa da morte do diretor de ‘Superman: O Filme’ (1978) e ‘Os Goonies‘ (1985), porém, não foi revelada.
Donner nasceu em 24 de abril de 1930, no Bronx, em Nova York, sob o nome Richard Donald Schwartzberg. Ele começou a carreira nas telas com o sonho de atuar, mas foi encorajado por Martin Ritt (1914 – 1990) a se dedicar à direção e conseguiu o primeiro emprego na área contratado por Ritt como auxiliar.
Leia mais:
- Produtora destaca não objetificação da mulher em ‘Viúva Negra’
- Chris Pratt agradece após sucesso na estreia de ‘A Guerra do Amanhã’
- ‘Lovecraft Country’: criadora da série revela qual seria trama da 2ª temporada

Assim, ele trabalhou bastante em televisão no início da trajetória. Na TV, Donner dirigiu as séries como ‘Route 66’, ‘Twilight Zone’, conhecido no Brasil como ‘Além da imaginação’, e ‘O Agente da UNCLE’. O diretor estreou nos cinemas em 1968, com o filme ‘Uma Dupla em Ponto de Bala’, estrelado por Sammy Davis Jr. e Peter Lawford.
Foi nesse momento que Richard Donner passou a fazer filmes em tempo integral. Em 1978, com uma década nas telonas, ele emplacou ‘Superman: O Filme’, longa de origem do super-herói da DC com Christopher Reeve no papel principal. O filme tinha orçamento de US$ 55 milhões e arrecadou mais de US$ 300 milhões mundialmente.
Donner seguiu sua carreira com grandes títulos nas telonas. Em 1985, chegou aos cinemas ‘Os Goonies’, que viria a se tornar um clássico, produzido por Steven Spielberg, escrito por Spielberg e Chris Columbus. Dois anos depois, foi a vez do primeiro da série de quatro filmes ‘Máquina Mortífera’, estrelados por Mel Gibson.
Richard Donner também se aventurou na produção para o cinema. Em 1993, ele foi produtor executivo de ‘Free Willy’, onde trabalhou ao lado da esposa Lauren Schuler Donner, produtora do filme. Seu trabalho mais recente como produtor executivo foi em ‘X-Men Origens: Wolverine’, de 2009.

O último filme dirigido por Richard Donner foi ’16 Quadras’, um suspense policial de 2006, estrelado por Bruce Willis, Mos Def e David Morse.
Entre os prêmios da carreira, o diretor foi congratulado com o Prêmio Hugo de melhor apresentação dramática, por ‘Superman: O Filme’. Ele também recebeu um Satellite Award.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!