Vai demorar. O próximo jogo da série ‘Grand Theft Auto’ (‘GTA’) parece não ter ultrapassado o estágio inicial de desenvolvimento. Ao menos são o que apontam as informações obtidas por fontes não oficiais. Os rumores dão conta que ‘GTA 6’ deve sair entre 2024 e 2025.

O leaker Tom Henderson, que recentemente antecipou informações sobre ‘Battlefield 2042‘ antes do anúncio oficial, compilou em vídeo supostos detalhes do próximo ‘GTA 6’. As informações, de acordo com ele, foram colhidas ao longo dos últimos anos. Um dos rumores que desperta mais atenção é previsão de lançamento, consideravelmente distante.

publicidade

Segundo Henderson, o principal motivo por trás desse longo desenvolvimento seria o esforço para evitar o chamado “crunch”. Corriqueiro na indústria de games, o termo se refere à prática de instituir horas extras obrigatórias na jornada de profissionais durante o desenvolvimento. Não raro, o “crunch” ocorre por meses ou anos.

GTA V ganha data de lançamento no PS5 e Xbox Series X/S. Imagem: Rockstar/Divulgação
Enquanto próximo jogo da série não vem, ‘GTA V’ já tem data de lançamento para próxima geração de consoles: 11 de novembro de 2021. Crédito: Rockstar/Divulgação

A própria Rockstar, responsável por GTA, foi alvo de denúncias relativas às práticas trabalhistas abusivas durante o desenvolvimento de seu último grande lançamento, ‘Red Dead Redemption 2‘, de 2018.

publicidade

Leia mais:

O repórter Jason Schreier, do Bloomberg, um dos grandes nomes do jornalismo de games, comentou, em um tweet sobre o assunto, que as informações de Henderson coincide com o que ele sabe sobre ‘GTA 6’. ‘Tudo que Henderson disse sobre o jogo casa com o que eu já ouvi”.

publicidade

Mais de uma década sem um novo ‘GTA’?

Em setembro de 2021, ‘GTA 5’ completará oito anos de seu lançamento. O grande intervalo de tempo até a continuação deve ter relação também com o fato de que o mais recente jogo da franquia segue vendendo bem. Com mais de 145 milhões de cópias vendidas, o título rendeu cerca de US$ 1 bilhão em receitas somente em 2020.

A despeito do sucesso de ‘GTA 5’, a Rockstar já está concentrando esforços para o sucessor. Outros rumores apresentados por Henderson são relativos ao modelo do próximo ‘Grand Theft Auto’.

publicidade
'Grand Theft Auto: Vice City'. Imagem: Rockstar Games/Divulgação
‘Grand Theft Auto: Vice City’. Crédito: Rockstar Games/Divulgação

De acordo com o leaker, o jogo deve ter uma nova versão do mapa de Vice City, com expansões e atualizações no decorrer do tempo. A proposta seria fazer algo aos moldes do que é feito no cenário de ‘Fortnite‘.

Também segundo Henderson, ‘GTA 6’ deve manter o modelo com múltiplos personagens jogáveis, incluindo uma figura feminina que seria uma hacker.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!