Canadá e Estados Unidos estão sofrendo com altas temperaturas durante o verão no hemisfério norte. Com isso, cientistas estão correndo para estudar o chamado “bulbo úmido”, quando temperaturas elevadas combinadas com umidade pode levar humanos à morte.

Pelo menos 100 mortes já foram atribuídas ao calor nos países da América do Norte. Um estudo publicado na Science Advances no ano passado com o título: “O surgimento de calor e umidade muito severo para a tolerância humana”, está sendo analisado com uma base para entender o que está acontecendo.

Geralmente, condições de clima suficientemente extremas para levar humanos ao óbito são raras. O Olhar Digital fez uma matéria explicando o que pode ocorrer com o corpo humano em climas assim e como funciona nossa capacidade de adaptação em temperaturas diferentes.

No estudo feito pela Universidade de Columbia, os pesquisadores encontraram mais de 7 mil ocorrências de prováveis casos de “bulbo úmido” usando dados coletados entre 1979 e 2017. Os países que mais tiveram casos desse tipo estão no Oriente Médio, no Sul da Ásia e no sudoeste da América do Norte.

publicidade

As condições para que ocorra o bulbo envolvem uma combinação de fatores. Umidade relativa do ar acima de 95% e pelo menos 31 °C pode ser suficiente. No entanto, a condição mais crítica é quando as temperaturas passam de 35 °C, dentro das mesmas medidas de umidade do ar.

Temperatura do corpo humano

“Mesmo que tenham saúde perfeita, mesmo que estejam sentados à sombra, mesmo que usem roupas que, em princípio, facilitam o suor, mesmo que tenham um suprimento infinito de água”, explicou Radley Horton, chefe do estudo. “Se houver umidade suficiente no ar, é termodinamicamente impossível evitar o superaquecimento do corpo”, completou.

O ponto mais crítico é a transpiração, fundamental para controlar a temperatura do corpo, ela só consegue se manter estável se o clima estiver seco, com um tempo muito úmido, a água diminui seu poder de transformação em estado gasoso. Esse cenário leva a um aumento da temperatura corporal.

Leia mais!

“Precisamos de um diferencial entre o corpo humano e o meio ambiente, e se o ar já está retendo o máximo de umidade possível, você não tem esse gradiente”, disse Horton. “Seu corpo não é capaz de obter a atmosfera para tirar a umidade dele”, completa ainda.

A pesquisa ainda afirma que é difícil estabelecer um padrão entre a umidade do ar e a temperatura que pode levar à morte, mas que as estimativas meteorológicas precisam começar a levar isso em conta. “O próprio fato de não haver um padrão que todos usem e de a maioria das pessoas não conseguir explicar exatamente o que isso significa sugere que podemos fazer mais”, explicou Matthew Lewis, diretor de comunicações do grupo de defesa da habitação California YIMBY.

Via Vice

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!