Manipulação de benchmark? OnePlus admite restrição de aplicativos populares para economizar bateria

Flavia Correia08/07/2021 16h22
OnePlus-9
Imagem: NYC Russ - Shutterstock
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Numa atitude controversa, a OnePlus confirmou que reduz deliberadamente o desempenho em “muitos dos aplicativos mais populares” para melhorar a vida útil da bateria em seus telefones mais recentes, OnePlus 9 e 9 Pro

Smartphones OnePlus 9 (em preto) e 9 Pro (em prata)
Smartphones OnePlus 9 (em preto) e 9 Pro (em prata). Imagem: Divulgação – OnePlus

A “confissão” veio após a publicação de um artigo pelo site Anandtech, especializado em análises de componentes eletrônicos, por meio do qual seu autor, Andrei Frumusanu, chamou a situação de “bastante desconcertante” depois de descobrir a lentidão em uma ampla gama de aplicativos proeminentes da Play Store do Google.

Segundo o analista, a OnePlus está “eliminando aplicativos populares de seus núcleos mais rápidos, causando lentidão em cargas de trabalho típicas, como navegação na web”. 

O site testou de forma bastante abrangente o desempenho do Chrome e do Twitter, mas concluiu que a desaceleração “se aplica a praticamente tudo que tem algum nível de popularidade na Play Store”. 

Aí se enquadram todos os aplicativos do Google, do Microsoft Office, de mídia social e os navegadores da web notáveis.

Alguns fabricantes de celulares já foram pegos aumentando artificialmente o desempenho para que seus dispositivos funcionassem com uma velocidade excessivamente alta em benchmarks. 

Entretanto, não é bem isso o que acontece no caso da OnePlus; embora os aplicativos de referência pareçam estar funcionando dentro das expectativas, o desempenho dos aplicativos “normais” é que foi reduzido. 

Ferramenta de teste remove celulares OnePlus de seu gráfico de benchmark Android

Segundo o site The Verge, a popular ferramenta de teste GeekBench descreve a manobra da OnePlus como “manipulação de benchmark” e optou por remover o OnePlus 9 e 9 Pro de seu gráfico de benchmark Android.

Ainda de acordo com o site, a OnePlus confirmou aos desenvolvedores do XDA que esse comportamento foi projetado para aumentar a vida útil da bateria. 

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“Nossa principal prioridade é sempre fornecer uma ótima experiência do usuário com nossos produtos, com base, em parte, em agir rapidamente partindo de relatos importantes do usuário. Após o lançamento do OnePlus 9 e 9 Pro, em março, alguns usuários nos contaram sobre algumas áreas em que poderíamos melhorar a vida útil da bateria dos dispositivos e o gerenciamento de calor. Como resultado desse feedback, nossa equipe de P&D tem trabalhado nos últimos meses para otimizar o desempenho dos dispositivos ao usar muitos dos aplicativos mais populares, incluindo o Chrome, combinando os requisitos de processador do aplicativo com a potência mais adequada. Isso ajudou a fornecer uma experiência tranquila ao reduzir o consumo de energia. Embora isso possa afetar o desempenho dos dispositivos em alguns aplicativos de benchmarking, nosso foco, como sempre, é fazer o que podemos para melhorar o desempenho do dispositivo para nossos usuários”, diz o comunicado oficial da empresa.

Tendo em vista a declaração da OnePlus, o desempenho é afetado apenas nos resultados de benchmark, que é essencialmente o oposto do que a Anandtech descobriu. 

A menos, é claro, que a experiência do usuário pretendida seja que os aplicativos mais populares fiquem mais lentos, e o “impacto” esteja nos resultados de benchmark mais altos do que deveriam.

É importante ressaltar que os ajustes de desempenho podem não fazer muita diferença na experiência geral do usuário. “Eu não culparia ninguém se eles não tivessem necessariamente notado a discrepância de desempenho – eu não tinha percebido imediatamente além da configuração de velocidade de rolagem de impulso extremamente lento do dispositivo”, escreve Frumusanu. “No entanto, tendo-o lado a lado com um Samsung Galaxy S21 Ultra ou um Xiaomi Mi 11 (Ultra) e prestando atenção, noto muito que o OnePlus 9 Pro é menos responsivo”.

O que está claro é que a marca está adotando uma abordagem incomum para o gerenciamento de energia no 9 Pro. Segundo Frumusanu, “esse certamente representa o primeiro caso de um fornecedor implementando a detecção de aplicativo e benchmark dessa maneira”.

Para o analista, isso é algo que o consumidor pode querer saber antes de investir seu dinheiro no mais recente carro-chefe da empresa.

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Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.