A segunda chance da Harley-Davidson de tentar dominar o setor de motos elétricas finalmente chegou. A clássica marca lançou a LiveWire One no fim desta quinta-feira (8). O veículo chega com um preço mais acessível, porém divide opiniões entre os fãs e a imprensa, que apontam se ainda é possível chamar a versão atualizada de seu EV (electric vehicle) de “Harley”.

Isso por conta de dois fatores: o primeiro foi a decisão da Harley-Davidson de desmembrar a divisão de motocicletas elétricas em uma submarca, também chamada de LiveWire. A ideia era, de acordo com o CEO Jochen Zeitz, fazer com que de pouco a pouco os clientes fiéis da fabricante, que ainda preferem motos à combustão, “se acostumassem com a ideia” de forma mais prática, visto que quem estaria montando os elétricos seria uma empresa ligada à Harley, mas não ela própria.

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O segundo ponto é o design mais moderno do veículo. Entusiastas mais conservadores em relação à eletrificação apontaram nas redes sociais que a moto “é bonita, mas não é uma Harley”, ou que o modelo elétrico “fugia do tradicional e desvalorizava o legado Harley-Davidson”.

LiveWire One é a segunda chance da Harley-Davidson de dominar o setor de motos elétricas. Imagem: LiveWire/Divulgação
LiveWire One é a segunda chance da Harley-Davidson de dominar o setor de motos elétricas. Imagem: LiveWire/Divulgação

De qualquer forma, a LiveWire One se parece muito com a “antiga” LiveWire, primeiro EV lançado pela Harley, só que tem nova pintura e logotipo. E mais: a moto elétrica oferece cerca de 240 quilômetros de alcance e pode ser carregada rapidamente de 0 a 100% em 60 minutos, o que a torna muito fácil de usar no dia a dia.

Além da reformulação da marca, renomeação e mudanças singelas no design, não houveram grandes novidades a seres destacadas em relação ao modelo, o que não é necessariamente uma coisa ruim ou surpreendente. Afinal, o CEO da Harley já afirmou em entrevista que o plano inicial é “estabelecer a marca no mercado” – logo, a LiveWire One tem como objetivo ser uma “porta de entrada” para novos veículos.

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O que parece ter mudado, de fato, é o preço. A motocicleta lançada antes pela Harley-Davidson custava quase US$ 30 mil (R$ 157 mil), mas a LiveWire One tem o preço oficial de US$ 21.999 (R$ 115 mil). Isso coloca o veículo como uma alternativa mais em conta e atraente na categoria de “motos elétricas premium“.

A estreia física da LiveWire One ocorrerá no dia 18 de julho, no International Motorcycle Show que, em 2021, será realizado norte da Califórnia. A moto elétrica será lançada de forma global a partir de 2022.

Fontes: CNET e The Verge

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