Imagem: iCANimagine LLC
Na noite de sábado (10), a SpaceX levou o motor Raptor 57 (R57) do local de construção para a plataforma de lançamento e começou sua instalação no foguete Falcon Super Heavy 3 (B3).
O procedimento indica uma preparação para o teste de disparo estático, que ocorrerá após o teste de prova criogênica do foguete, ambos planejados para esta semana.
Na quinta-feira (8), a empresa encheu brevemente os tanques de propelente do B3 com gás nitrogênio. O veículo, aparentemente, ganhou vida pela primeira vez naquela manhã, quando foi avistado usando as aberturas do tanque — um sinal geralmente incontestável de que o complexo sistema mecânico do foguete é funcional.
Mais tarde, naquele mesmo dia, a rodovia pública e a praia adjacente ao local de lançamento da SpaceX foram fechadas. Nisso, especulou-se que poderia se tratar de um teste de pressão ambiente e/ou prova criogênica.
No entanto, não foi o que aconteceu. De acordo com Michael Baylor, da plataforma de notícias espaciais Next Spaceflight, a SpaceX realizou apenas uma “breve prova de ambiente” durante aquele isolamento de área relativamente curto.
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Segundo o repórter, uma nova janela de testes aconteceria na última sexta-feira (9), por um período estimado de 14 horas, mas o evento acabou cancelado na manhã seguinte.
Com a instalação do Raptor, a SpaceX deixa o primeiro foguete Super Heavy pronto para seu primeiro teste verdadeiramente desafiador — o teste criogênico.
Não é nada estranho que a empresa tenha começado a instalar motores Raptor no Super Heavy 3. O que surpreende é que a SpaceX está fazendo isso em um protótipo Super Heavy inédito antes de qualquer foguete totalmente integrado concluir os testes criogênicos.
Com base no histórico de teste de cerca de 18 meses de Starship, há uma possibilidade real de que o Super Heavy B3 falhe durante o teste criogênico.
Mesmo aceitando que os processos de teste e a experiência da SpaceX amadureceram notavelmente após dezenas de testes da Starship no solo e em voo, a chance permanece.
Em outras palavras, a decisão da SpaceX de começar a instalar o Raptors no Super Heavy antes de garantir a integridade estrutural e mecânica implica em alguma combinação de confiança incomum em um protótipo não comprovado como o B3 e uma distinta falta de preocupação com a perspectiva de perder pelo menos dois motores Raptor na hipóteses de uma falha no teste.
Com informações da TeslaRati.
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Esta post foi modificado pela última vez em 13 de julho de 2021 10:44