O Instagram lançou nesta terça-feira (13) uma nova ferramenta de segurança que visa ajudar e alertar usuários quanto à proteção da sua conta. Inicialmente, o recurso chamado “Verificação de Segurança” está disponível para pessoas que já tiveram seus perfis invadidos, entretanto, existem outros métodos para manter o perfil seguro e longe de invasores.

Preparamos um tutorial com as medidas recomendadas pelo Instagram, para que você saiba para que servem e como aplicá-las em sua conta.

publicidade

Mesmo que seu perfil nunca tenha sido hackeado, é importante configurar as proteções disponíveis e entender o que você pode fazer para ajudar a rede social a manter seus dados seguros.

Leia mais!

Como deixar a conta do Instagram mais segura?

1. Autenticação de dois fatores

Acesse seu perfil no Instagram, clique nos três risquinhos na parte superior direita e selecione “Configurações”. Em seguida, toque em “Segurança” e “Autenticação de dois fatores”.

Clique em “Começar” e ative a chave seletora da opção onde deseja receber o código de verificação – WhatsApp, SMS ou aplicativo recomendado pelo Instagram – para esse teste escolhemos o SMS.

Insira o código enviado e pronto. Agora, toda vez que um dispositivo diferente tentar entrar em sua conta, um código de verificação será solicitado. O recurso confere ao perfil uma camada extra de segurança.

2. Dados atualizados

Para ter êxito ao realizar o passo acima, por exemplo, é essencial que seus dados, como telefone e e-mail, estejam atualizados. Afinal, toda a informação relacionada à conta será enviada aos endereços informados.

Para verificar tais dados, acesse novamente as configurações e depois clique em “Conta” e, em seguida, em “Informações pessoais”. Você pode realizar a alteração no mesmo campo, caso os dados estejam desatualizados.

3. O Instagram possui campo próprio para comunicação com usuário

Lembre-se: o Instagram não se comunica com usuários via Direct. Para verificar se a rede social tentou entrar em contato com você, é preciso acessar “Configurações” > “Segurança” > “E-mails do Instagram”.

Toda mensagem a respeito da segurança da conta e status de pedidos e denúncias aparecerão neste local.

4. Atividade de login

Também é importante habilitar a solicitação de login para receber um alerta sempre que alguém tentar entrar em sua conta utilizando um novo dispositivo ou navegador.

Para isso, acesse novamente a opção “Segurança”, depois clique em “Atividade de login”. Você verá os logins realizados e também informações como dia, local e dispositivo por meio do qual foi feito o acesso.

Para desconectar, clique nos três pontinho ao lado da localização, depois toque em “Sair” e confirme em “Ok”. Como ação de segurança, o Instagram te dará a opção de trocar a senha no mesmo momento.

5. Denúncias

O Instagram recomenda que, para ajudar manter a rede segura, os usuários denunciem qualquer conteúdo ou contas que pareçam suspeitos. Para fazer uma queixa contra uma conta ou publicação, basta clicar nos três pontinhos na lateral de cada item e selecionar “Denunciar”.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!