Entenda o bloqueio da internet em Cuba e saiba se isso pode acontecer no Brasil

Lucas Soares14/07/2021 18h43, atualizada em 14/07/2021 20h25
Protestos em apoio às manifestações em Cuba
Crédito: Elentir/Fotos Públicas
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No começo dessa semana, o governo de Cuba derrubou a internet no país, a fim de evitar novas mobilizações para protestos contra o regime socialista vigente no país. Plataformas como WhatsAppFacebookInstagram e Telegram enfrentaram uma série de instabilidades durante todo o dia nesta segunda-feira (12), passando a maior parte do dia sem funcionar. Mas como é possível ter um controle em cima da internet de um país inteiro e será que isso pode ocorrer no Brasil?

Para entender, o Olhar Digital conversou com Felipe Guimarães, especialista em segurança digital e CEO da LGPDY. Controlar o acesso a internet não é algo que qualquer país pode fazer de forma simples, já que na maior parte das nações do mundo o governo não possui o controle total sobre esses sistemas. No entanto, existem meios para contornar isso.

“Para o governo poder desligar uma internet ele tem que ter o controle sobre os sistemas que usamos no computador, com isso temos alguns países que podem fazer isso”, explicou.

Bloqueio de internet em Cuba

Em alguns países, como Cuba, fazer um bloqueio de internet se torna possível já que o governo possui sistemas instalados nos dispositivos da população para controlarem o conteúdo a acessado. “Irã, Cuba e China, têm firewalls muito bem desenhados onde o governo e alguns sistemas instalados nos dispositivos dos habitantes onde as pessoas só podem acessar conteúdos permitidos pelo governo”, completa.

Leia mais!

No Brasil, não é possível que o governo consiga bloquear o acesso a internet ou mesmo sites de forma direta, como em Cuba. No entanto, isso pode ocorrer em casos isolados, como decisões judiciais. Há alguns anos, o WhatsApp chegou a ser bloqueado no Brasil a pedido da Justiça. Nesse caso, a própria plataforma é responsável pelo desligamento depois de uma solicitação.

“Sabe aqueles casos de bloqueio de Whatsapp que recebemos? Não é nada mais do que o governo estabelecendo um bloqueio muito provável que através de um firewall”, finaliza Felipe.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.