Uma descoberta da Universidade de Newcastle, na Austrália, pode mudar a vida das pessoas diagnosticadas com diabetes. Um professor criou um novo teste que usa a saliva dos pacientes para medir o nível de glicose no sangue, deixando o tradicional teste da picada na ponta do dedo para coletar sangue no passado.

A invenção do professor de física Paul Dastoor utiliza um dispositivo simples que se vale da incorporação de uma enzima em um transistor sensível à glicose, em uma tira de material eletrônico impresso com tinta.

publicidade
Insulina é necessária para restaurar neurônios responsáveis pelo olfato
Professor novo teste indolor para diabetes. Imagem: peejhunt (Pixabay)

“Acredito que vai mudar radicalmente a maneira como pensamos sobre os dispositivos médicos e, em particular, os sensores, porque podemos imprimi-los a um custo incrivelmente baixo”, afirmou o professor Dastoor em um comunicado.

O novo teste de diabetes pode ainda ajudar na detecção de diversas outras doenças, como a própria Covid-19 ou testes de alérgenos, hormônios e até câncer. Para que ele funcione com as outras doenças, basta que a enzima reagente no transistor seja substituída pela correta.

publicidade

Leia também!

Glic: aplicativo gratuito ajuda diabéticos a controlar a glicemia

Quem tem diabetes ou conhece alguém que convive com a doença sabe como é difícil manter a taxa glicêmica controlada. A hiperglicemia – quando o nível está muito alto – e a hipoglicemia – quando está muito baixo – são problemas constantes na rotina dos diabéticos.

publicidade

Para ajudar os pacientes nessa difícil tarefa, existe um aplicativo gratuito. Estamos falando do Glic, que colhe os registros diários de glicemia, medicamentos e alimentação, e faz a conexão com uma equipe médica parceira da plataforma.

A ferramenta oferece uma tabela nutricional com mais de 1.500 alimentos para contagem de carboidratos e faz o acompanhamento do uso de medicamentos, além do cálculo da dose de insulina a ser aplicada, considerando a ingestão de gordura relatada pelo usuário.

publicidade

Se quiser saber mais informações de como o aplicativo funciona, clique aqui e acesse a matéria completa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!