Nasa cria cápsula do tempo no espaço para humanos do futuro

Por Edson Kaique Lima, editado por Wharrysson Lacerda 15/07/2021 09h33, atualizada em 15/07/2021 10h23
Ilustração da sonda da missão Lucy
Crédito: Southwest Research Institute
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os cientistas da Nasa envolvidos na missão da espaçonave Lucy, que vai explorar asteroides que compartilham a órbita de Júpiter, estão colocando um item especial na “bagagem” da nave. Trata-se de uma pequena cápsula do tempo, que será deixada no espaço para ser resgatada pelos descendentes da humanidade.

A espaçonave, com lançamento previsto para o próximo dia 16 de outubro, viajará para o maior planeta da nossa vizinhança para estudar os asteroides troianos, que a Nasa acredita que contém segredos importantes sobre os primeiros dias do nosso sistema solar e também sobre como os planetas se formaram.

Sonda da missão Lucy
Sonda da Missão Lucy. Crédito: Lockheed Martin

Contudo, a agência não planeja trazer Lucy de volta à Terra. Por conta disso, além da cápsula do tempo, a nave também conta com uma pequena mensagem destinada a qualquer civilização que possa encontrá-la no futuro, algo na mesma linha das sondas Pioneer e Voyager, que carregavam mensagens anunciando nossa existência e alguns sons da Terra.

Quem vai achar?

Algo que não ficou muito claro é se a futura civilização, seja ela humana ou não, que encontrar a mensagem deixada na Lucy será capaz de decodificá-la ou de entender a nossa linguagem. Na cápsula do tempo, estão algumas citações de músicos famosos, que incluem, por exemplo, os Beatles, além de falas de líderes dos direitos civis, como Martin Luther King Jr.

Também estarão na cápsula informações sobre poetas premiados, ganhadores do Prêmio Nobel nas diferentes áreas que ele abrange, entre outras. A placa também contará com uma representação exata do sistema solar no dia em que a Lucy será lançada.

Leia mais:

Com isso, qualquer “astroarqueólogo”, que é como a Nasa chamou os futuros exploradores espaciais, será capaz de determinar com exatidão onde nós estávamos quando a mensagem foi lançada.

Com informações do Futurism

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Edson Kaique Lima é redator(a) no Olhar Digital

Wharrysson Lacerda
Editor(a) chefe

Wharrysson Lacerda é editor(a) chefe no Olhar Digital