Os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) estão começando um experimento “quente”: o cultivo de pimentas no espaço. A informação foi divulgada pela astronauta Megan McArthur, em um post em sua conta no Twitter.

Segundo ela, o experimento se chama Plant Habitat-04 e representa um desafio, já que as pimentas “têm longos períodos de germinação e crescimento. Mas são grandes fontes de vitamina C e sabor”. Coisas de que os astronautas precisam para manter sua saúde, física e mental, no espaço.

Megan postou uma foto como pista de que tipo de pimenta será cultivada, e a resposta logo foi descoberta por seus seguidores. A imagem mostra uma região do Novo México que inclui o Espaçoporto América, de onde Richard Branson decolou na missão Unity 22, que o levou ao espaço no último domingo (11).

Portanto, as pimentas são da variedade “New Mexico Chile”, também conhecidas como “Hatch Green Chile”, uma pimenta com formato similar à nossa “Dedo de Moça”, porém maior.

publicidade

Elas podem ser consumidas ainda verdes ou após maduras, quando assumem a tradicional cor vermelha. Este tipo de pimenta é cultivado na região desde 1894, quando foi introduzido pelo horticulturista  Dr. Fabián García.

Pimentas Hatch Green Chile, a mesma variedade que será cultivada na estação espacial, à venda em um supermercado nos EUA. Imagem: vxla (CC-BY 2.0)
Pimentas Hatch Green Chile, a mesma variedade que será cultivada na estação espacial, à venda em um supermercado nos EUA. Imagem: vxla (CC-BY 2.0)

O experimento Plant Habitat-04 será conduzido por 120 dias. Mais do que “plantar pimentas no espaço”, ele também fará uma análise microbiológica completa das plantas em busca de patógenos, vegetais e humanos, e também para entender a relação entre plantas e microrganismos. 

Além disso, haverá uma análise nutricional completa das pimentas, comparando os resultados com os obtidos na Terra, e também um estudo da “aceptabilidade”: ou seja, elas são gostosas? O sabor ou picância mudaram devido ao stress causado pela microgravidade?

Esta não é a primeira vez que os astronautas cultivam vegetais a bordo da ISS. Em experimentos anteriores eles já usaram o Advanced Plant Habitat (APH) pra cultivar trigo e alface. Só faltam alguns tomates para completar uma salada.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!