O serviço de edição de áudio Audacity, um dos mais usados do mundo, está sendo acusado de coletar dados de usuários para venda. Tudo começou após a nova política de privacidade na última atualização da plataforma, em que o site passa a ter ao país, endereço de IP, relatório de falhas, processador e versão do sistema operacional de quem usa o editor.

Na última segunda-feira (5), a Muse Group, dona do Audacity se defendeu e disse que a confusão ocorreu devido a uma escrita confusa das regras da nova política e negou que tenha a intenção de usar a ferramenta para spyware, que consistem em coletar dados para vender a terceiros.

publicidade

A Muse Group reforçou que as informações não vão ser entregues para outras empresas em hipótese alguma e que qualquer tipo de liberação só irá ocorrer com ordem judicial. “Acreditamos que as preocupações se devem em grande parte a frases pouco claras na Política de Privacidade, que agora estamos corrigindo”, disse a empresa.

A companhia também garantiu que vai corrigir o texto da nova política de dados do Audacity para tornar mais claros os objetivos da mudança. “Entendemos que a formulação pouco clara da Política de Privacidade e a falta de contexto em relação à introdução levaram a grandes preocupações sobre como usamos e armazenamos os dados muito limitados que coletamos. Estaremos publicando uma versão revisada em breve”, completou ainda.

publicidade

Nova política de dados do Audacity

A nova política diz que a dona do Audacity, pode compartilhar os dados com “qualquer órgão competente de aplicação da lei, regulador, agência governamental, tribunal ou outro terceiro onde acreditamos que a divulgação seja necessária”.

Leia mais:

publicidade

O texto explica ainda que as informações vão ficar armazenadas em servidores na Europa, mas podem ser enviadas em determinadas ocasiões para escritórios na Rússia e nos Estados Unidos. Menores de 13 anos também passam a ser proibidos no editor nas novas regras, assim como ocorre com redes sociais. Mas até isso é polêmico, já que a licença em que o serviço funciona não permite restrições de uso.

Caso o usuário não aceite a nova política, vai ter que permanecer usando a versão 3.0.3 do programa e não vai poder atualizar o sistema. O Muse Group, que também é dono do Ultimate Guitar, não se pronunciou sobre a coleta de dados do Audacity.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!