E não demorou muito para que o Clubhouse se rendesse ao velho bate-papo por texto. Na última quarta-feira (14), a rede social usou o Twitter para anunciar a chegada do “Backchannel”, que permite a conversa por texto tanto em grupos, quanto individualmente. O recurso já está disponível para todos que possuem conta no app.

https://twitter.com/Clubhouse/status/1415356229430304770

A intenção com a nova ferramenta é claramente não ficar para trás quanto às outras redes sociais, que geralmente não se restringem apenas a um recurso, mas sim vários, como foto, ligação por vídeo, mensagens etc.

publicidade

De acordo com o teste feito pelo Olhar Digital, os recursos do novo chat ainda são bem básicos, e não incluem envio de fotos ou vídeos, nem mesmo os queridos emojis – exceto para pessoas que possuem teclados específicos. Entretanto, as ferramentas devem ser adicionadas em breve.

O bate-papo possui duas caixas de entradas, uma para mensagens individuais e a outra para solicitações de grupos. Segundo a plataforma, o recurso facilitará, por exemplo, discussões entre palestrantes, que poderão em tempo real combinar ou responder perguntas por texto enquanto discutem em salas por voz. Nesse aspecto, a intenção é que o chat funcione como uma plateia para a palestra que acontece ao vivo.

publicidade
Backchannel: Clubhouse lança chat de mensagens por texto. Imagem: Olhar Digital
Backchannel: Clubhouse lança chat de mensagens por texto. Imagem: Olhar Digital

Leia mais!

Uma surpresa não tão surpresa

publicidade

Na verdade, a chegada do recurso já era prevista desde o mês passado, quando usuários encontraram, por acidente, a função atualizada no aplicativo. Na época, a ferramenta ainda não estava pronta, mas já deu uma prévia dos planos do Clubhouse.

Várias redes sociais, como Instagram e Twitter, adicionaram mensagens diretas à suas plataformas como uma forma de abranger todas as possibilidades de comunicação em um só lugar. O Twitter copiou do Clubhouse a versão de salas de bate-papo por voz, que é chamado de “Twitter Spaces”.

publicidade

Com a chegada da nova ferramenta, o Clubhouse aproveitou para usar o mesmo ícone para o campo das mensagens do Instagram (o aviãozinho), além de também separar os chats de contatos conhecidos e desconhecidos – aquela notificação de solicitação de mensagem quando algum contato que você não segue envia uma mensagem, também presente no Facebook. Para alguns usuários, talvez essa seja a forma da rede social de voz se “vingar” das plataformas, que também se apossaram de alguns dos seus recursos.

Segundo o Clubhouse, ainda há muitas atualizações para acontecer no aplicativo e, por isso, usuários devem ficar atentos às novidades.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!