Fim de uma era. A Konami confirmou os rumores recentes e anunciou que a tradicional franquia de games de futebol, ‘Pro Evolution Soccer‘, passará por um reboot total, a começar pelo nome: ‘eFootball‘. E mais: o conteúdo será totalmente grátis (free to play), com crossplay entre todas as plataformas, inclusive com a versão mobile, até o fim de dezembro.

O novo jogo será totalmente digital e chegará para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X e S, Xbox One e PC (via Steam) durante a primavera brasileira, com versões para iOS e Android lançadas posteriormente. Embora o título seja gratuito, a Konami diz que “mais conteúdo e modos serão disponibilizados após o lançamento” e, claro, alguns deles custarão dinheiro – confira o trailer abaixo:

De acordo com a Konami, o ‘eFootball’ foi construído do zero graças ao motor Unreal Engine 4, outra inovação da famosa franquia de simuladores de futebol. Além disso, os também serão incrementados com a tecnologia Motion Matching, que “converte a vasta gama de movimentos que os jogadores realizam em campo numa série de animações, selecionando a mais precisa em tempo real” – ou seja, mudanças impactantes na gameplay.

O trailer (veja acima) mostra um breve trecho da jogabilidade, no qual é possível ver que dribles e sistemas de marcação foram redesenhados, com direito até a “pitacos” de Iniesta e Piqué, conselheiros de jogabilidade.

publicidade

A Konami ainda prometeu adicionar novos conteúdos e modos de jogo regularmente após o lançamento do ‘eFootball’ (conforme o cronograma abaixo). Partidas locais com jogadores como Barcelona, Juventus, Bayern e Manchester United estarão disponíveis gratuitamente logo no início, juntamente com o crossplay entre gerações (PS5 vs PS4 e Xbox Series X e S vs Xbox One).

Konami transforma PES em ‘eFootball’, que será free to play. Imagem: Konami/Divulgação
Konami transforma PES em ‘eFootball’, que será free to play. Imagem: Konami/Divulgação

Em seguida, possivelmente no final de agosto, o crossplay entre todos os consoles e o PC estará disponível, ao lado de um “modo de construção de equipes” (a versão nova do myClub?), além de ligas on-line, onde o jogador “pega a equipe original e compete em um torneio global”.

Há também o que parece ser um sistema de passes de temporada – chamado de Match Pass. É com o recurso, por exemplo, que será possível ganhar itens e jogadores.

No verão brasileiro, a Konami adicionará crossplay em todas as plataformas, incluindo a opção de usar um controle jogando mobile, além de promover torneios profissionais e amadores do título.

Também parece que a publisher venderá modos de jogo individuais também. “No futuro, certos modos serão vendidos como DLC opcional, dando aos jogadores a liberdade de construir uma experiência que siga seus interesses”, disse Konami em anúncio à imprensa.

Leia mais:

No mês passado, a Konami discretamente lançou o que foi chamado de ‘Teste de desempenho on-line de novo jogo de futebol’ para consoles. Na época, todos acharam que era uma “primeiro olhada” no ‘PES 2022’, mas no fim, era o começo da revelação do ‘eFootball’.

Fontes: Eurogamer e vg247

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!