“Nuvem prateleira” cobre o céu no interior do Pará

Por Flavia Correia, editado por Rafael Rigues 22/07/2021 12h16, atualizada em 23/07/2021 11h13
nuvem-prateleira-shelf-cloud
Imagem: Lukas Jonaitis - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na manhã de quarta-feira (21), moradores de Juruti, cidade do interior do Pará, compartilharam fotos e vídeos de uma “nuvem prateleira”, que cobriu os céus da região. De acordo com explicação disponível no Climatempo, o fenômeno pode significar, na maioria das vezes, a aproximação de uma tempestade.

Captura de tela de um vídeo amador que gravou a movimentação da nuvem prateleira sobre o céu de Juruti (PA). Imagem: Geovane Cabrini – Fenômeno Extremo

“O fenômeno é velho conhecido dos meteorologistas. Esse tipo de nuvem é, geralmente, curvo ou semicircular e possui várias ‘camadas’ empilhadas na horizontal — como se fosse uma prateleira — que são formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio. Ela já é uma nuvem de vento forte e que anuncia um temporal. A nuvem prateleira está dentro de um sistema que chamamos de frente de rajada”, explica a empresa brasileira especializada em serviços de meteorologia.

Assista à nuvem prateleira tomando o céu de Juruti

No vídeo abaixo, divulgado no canal Fenômeno Extremo, no YouTube, é possível ver a movimentação da nuvem prateleira sobre o céu do Pará.

https://www.youtube.com/watch?v=0E6EesgDIhk

Nos registros feitos por moradores, as cores, o desenho formado no céu e a movimentação da nuvem levaram a comparações com uma onda. 

Em razão do choque de massas de ar quente e frio, é comum que  esse conjunto de micropartículas de água líquida ou de gelo venha acompanhado de forte ventania.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital