Saiba quais smartwatches poderão ser atualizados para o novo Wear OS 3

Por Flavia Correia, editado por Eduardo Nuvens 22/07/2021 17h49, atualizada em 23/07/2021 12h25
smartwatches
Surgut Russia - February 7 2021: Process of measuring the oxygen saturation by Apple watch Oximeter is on the men's hand. Prevention and diagnosis of pneumonia. Apple Watch Series 6.
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em maio, durante o I/O 2021, o Google anunciou uma revisão total de sua plataforma para wearables (dispositivos vestíveis, em tradução livre), o Wear OS. Desde então, tivemos uma prévia do novo sistema operacional em um emulador, enquanto a Samsung confirmou que o novo Galaxy Watch será o primeiro a embarcá-lo. Mas algumas perguntas sobre o novo Wear OS 3 ainda permanecem: uma delas é a situação de atualização de smartwatches com o Wear OS 2, esclarecida pelo Google nesta quinta-feira (22).

WearOS
Alguns relógios virão com o novo sistema de fábrica, outros poderão ser atualizados. Imagem: Google/Divulgação

Desde o anúncio da unificação do sistema para o novo Wear OS 3, há um questionamento sobre se esse sistema operacional estaria disponível para os smartwatches já existentes. De acordo com o site 9to5google, o Google anunciou que apenas alguns dispositivos já à venda atualmente terão a atualização do Wear OS 3. São eles: o Mobvoi TicWatch Pro 3 GPS, o TicWatch Pro 3 Cellular / LTE e TicWatch E3.

Mobvoi TicWatch Pro 3 GPS é um dos dispositivos já à venda atualmente que receberão a atualização para o Wear OS 3. Imagem: Amazon

Além disso, a big tech revelou que serão lançados novos relógios do Fossil Group e da Mobvoi que não rodarão o Wear OS 3 de imediato, mas que terão a opção de atualizar mais tarde. 

Smartwatches que não tiverem o Wear OS 3 nativo podem sofrer “impactos” não revelados

No entanto, o Google avisou que os relógios que não saem de fábrica com o Wear OS 3 estarão sujeitos a “impactos” não especificados na experiência do usuário em “alguns casos limitados”. No comunicado de hoje, a empresa não especificou se isso se refere à indisponibilidade de alguns novos recursos ou a restrições de desempenho. 

Leia mais:

Mesmo os dispositivos baseados em processadores de 2020 não são capazes de executar a plataforma unificada de forma otimizada, tendo em vista o quão significativo é o upgrade do Wear OS, mas o Google ainda gostaria de oferecer aos usuários recentes uma forma de upgrade. 

Por esse motivo, a atualização do Wear OS 3 será disponibilizada de forma opcional para usuários de produtos da TicWatch e do Fossil Group. Os usuários finais que decidirem fazer a atualização terão que fazer uma redefinição de fábrica durante o processo e começar do zero. 

O Google promete “fornecer mais detalhes antes da atualização para você poder tomar uma decisão adequada”.

Todos os modelos TicWatch programados para receber a atualização são baseados no chip Qualcomm Snapdragon Wear 4100, anunciado em junho passado, o que pode significar um requisito mínimo de hardware necessário.

Quanto ao cronograma, o Google informou que os parceiros não começarão a atualização do Wear OS 3 até a “segunda metade de 2022”. Além disso, comunicou que “os usuários do Wear OS 2.0 que decidirem não fazer o upgrade continuarão a obter novas experiências de aplicativos no mesmo nível do Gboard e da Material You Play Store, bem como atualizações de segurança por no mínimo dois anos a partir do lançamento do dispositivo”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Redator(a)

Eduardo Nuvens é redator(a) no Olhar Digital