Em maio, durante o I/O 2021, o Google anunciou uma revisão total de sua plataforma para wearables (dispositivos vestíveis, em tradução livre), o Wear OS. Desde então, tivemos uma prévia do novo sistema operacional em um emulador, enquanto a Samsung confirmou que o novo Galaxy Watch será o primeiro a embarcá-lo. Mas algumas perguntas sobre o novo Wear OS 3 ainda permanecem: uma delas é a situação de atualização de smartwatches com o Wear OS 2, esclarecida pelo Google nesta quinta-feira (22).

WearOS
Alguns relógios virão com o novo sistema de fábrica, outros poderão ser atualizados. Imagem: Google/Divulgação

Desde o anúncio da unificação do sistema para o novo Wear OS 3, há um questionamento sobre se esse sistema operacional estaria disponível para os smartwatches já existentes. De acordo com o site 9to5google, o Google anunciou que apenas alguns dispositivos já à venda atualmente terão a atualização do Wear OS 3. São eles: o Mobvoi TicWatch Pro 3 GPS, o TicWatch Pro 3 Cellular / LTE e TicWatch E3.

Mobvoi TicWatch Pro 3 GPS é um dos dispositivos já à venda atualmente que receberão a atualização para o Wear OS 3. Imagem: Amazon

Além disso, a big tech revelou que serão lançados novos relógios do Fossil Group e da Mobvoi que não rodarão o Wear OS 3 de imediato, mas que terão a opção de atualizar mais tarde. 

Smartwatches que não tiverem o Wear OS 3 nativo podem sofrer “impactos” não revelados

No entanto, o Google avisou que os relógios que não saem de fábrica com o Wear OS 3 estarão sujeitos a “impactos” não especificados na experiência do usuário em “alguns casos limitados”. No comunicado de hoje, a empresa não especificou se isso se refere à indisponibilidade de alguns novos recursos ou a restrições de desempenho. 

publicidade

Leia mais:

Mesmo os dispositivos baseados em processadores de 2020 não são capazes de executar a plataforma unificada de forma otimizada, tendo em vista o quão significativo é o upgrade do Wear OS, mas o Google ainda gostaria de oferecer aos usuários recentes uma forma de upgrade. 

Por esse motivo, a atualização do Wear OS 3 será disponibilizada de forma opcional para usuários de produtos da TicWatch e do Fossil Group. Os usuários finais que decidirem fazer a atualização terão que fazer uma redefinição de fábrica durante o processo e começar do zero. 

O Google promete “fornecer mais detalhes antes da atualização para você poder tomar uma decisão adequada”.

Todos os modelos TicWatch programados para receber a atualização são baseados no chip Qualcomm Snapdragon Wear 4100, anunciado em junho passado, o que pode significar um requisito mínimo de hardware necessário.

Quanto ao cronograma, o Google informou que os parceiros não começarão a atualização do Wear OS 3 até a “segunda metade de 2022”. Além disso, comunicou que “os usuários do Wear OS 2.0 que decidirem não fazer o upgrade continuarão a obter novas experiências de aplicativos no mesmo nível do Gboard e da Material You Play Store, bem como atualizações de segurança por no mínimo dois anos a partir do lançamento do dispositivo”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!