Helicóptero Ingenuity deve fazer décimo voo em 24 de julho

Comunicado da Nasa diz que voo deve investigar região com pedras elevadas de Marte que podem render novas amostras ao rover Perseverance
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 23/07/2021 12h45, atualizada em 26/07/2021 12h16
shutterstock_1950811597
Imagem: Naeblys - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se o ditado afirma que “a terceira vez é a certeira”, então o helicóptero Ingenuity da Nasa vem acertando sempre, já que a Nasa confirmou seu décimo voo em Marte para o próximo final de semana — a partir de 24 de julho de 2021.

Inicialmente, o Ingenuity — um mini helicóptero com menos de dois quilos — era um projeto para testar a possibilidade de realizar missões aéreas de pequeno porte durante a exploração do planeta vermelho. Sua diretriz original dizia que ele seria aposentado após cinco voos.

Leia também

Ilustração em 3D mostra o helicópter Ingenuity, que deve fazer seu décimo voo em Marte em julho, segundo a Nasa
O helicóptero remoto Ingenuity, em ilustração 3D divulgada pela Nasa: veículo de exploração aérea está pronto para o seu décimo voo no planeta vermelho. Imagem: Nasa/JPL-Caltech/Reprodução

Claramente, o sucesso do teste surpreendeu tanto que a Nasa decidiu expandir seu escopo, e agora o Ingenuity realizará seu décimo voo em Marte, investigando os chamados “cumes elevados de Jezero”. Trata-se de uma região com pedras altas por onde o veículo explorador terrestre (rover) Perseverance deve passar para coletar novas amostras de solo.

Atuando em conjunto, Ingenuity e Curiosity buscam por sinais de vida antiga em Marte, coletando amostras que serão devolvidas e analisadas pela equipe de controle remoto na Terra. Ambos aterrissaram juntos no planeta vermelho em 21 de fevereiro de 2021, dentro da cratera Jezero, um ponto onde a Nasa identificou sinais de presença de um lago e um delta de rio há milhões de anos. O Ingenuity estava acoplado à barriga do Perseverance, sendo liberado para voo em abril.

Desde então, o escopo da missão do pequeno helicóptero tem aumentando gradualmente, com destaque para o nono voo, onde o Ingenuity investigou uma região apelidada de “Séítah”, recheada de dunas arenosas difíceis de serem trafegadas pelo veículo terrestre. Com as imagens feitas pelo helicóptero a Nasa poderá identificar pontos mais firmes e traçar um trajeto que o Perseverance possa percorrer sem problemas.

A data e hora exatas em que o Ingenuity fará seu décimo voo ainda não foram confirmadas, mas espere por um comunicado da Nasa após a ocasião, detalhando o que o helicóptero terá feito.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital