Se o ditado afirma que “a terceira vez é a certeira”, então o helicóptero Ingenuity da Nasa vem acertando sempre, já que a Nasa confirmou seu décimo voo em Marte para o próximo final de semana — a partir de 24 de julho de 2021.
Inicialmente, o Ingenuity — um mini helicóptero com menos de dois quilos — era um projeto para testar a possibilidade de realizar missões aéreas de pequeno porte durante a exploração do planeta vermelho. Sua diretriz original dizia que ele seria aposentado após cinco voos.
Leia também
- Ingenuity é capaz de manter sua missão em Marte por meses, afirma a Nasa
- Rover Perseverance mostra fotos de nova área de exploração em Marte
- Nasa tem planos para criar novo helicóptero de exploração de Marte

Claramente, o sucesso do teste surpreendeu tanto que a Nasa decidiu expandir seu escopo, e agora o Ingenuity realizará seu décimo voo em Marte, investigando os chamados “cumes elevados de Jezero”. Trata-se de uma região com pedras altas por onde o veículo explorador terrestre (rover) Perseverance deve passar para coletar novas amostras de solo.
Atuando em conjunto, Ingenuity e Curiosity buscam por sinais de vida antiga em Marte, coletando amostras que serão devolvidas e analisadas pela equipe de controle remoto na Terra. Ambos aterrissaram juntos no planeta vermelho em 21 de fevereiro de 2021, dentro da cratera Jezero, um ponto onde a Nasa identificou sinais de presença de um lago e um delta de rio há milhões de anos. O Ingenuity estava acoplado à barriga do Perseverance, sendo liberado para voo em abril.
Desde então, o escopo da missão do pequeno helicóptero tem aumentando gradualmente, com destaque para o nono voo, onde o Ingenuity investigou uma região apelidada de “Séítah”, recheada de dunas arenosas difíceis de serem trafegadas pelo veículo terrestre. Com as imagens feitas pelo helicóptero a Nasa poderá identificar pontos mais firmes e traçar um trajeto que o Perseverance possa percorrer sem problemas.
A data e hora exatas em que o Ingenuity fará seu décimo voo ainda não foram confirmadas, mas espere por um comunicado da Nasa após a ocasião, detalhando o que o helicóptero terá feito.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!