De acordo com o sistema Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde, o número de mortes por Covid-19 de pessoas não idosas supera os óbitos de idosos pela doença no estado de São Paulo.

Ilustração de mortes por Covid-19
Número de mortes entre idosos registra queda, enquanto no grupo entre 40 e 59 anos o índice vem crescendo desde março em SP. Imagem: Photocarioca/Shutterstock

Em junho, 5.973 pessoas com idades entre 40 a 59 anos morreram no estado. Essa foi a faixa etária com mais mortes no período. A quantidade representa 54,6% do total das mortes no estado no mês.

publicidade

Já a faixa etária de 60 a 79 anos, que sempre liderou essa triste estatística, registrou 4.278 mortes em junho.

Leia mais:

publicidade

Faixa etária entre 40 e 59 anos registra alta de mortes por Covid-19 desde março

Neste ano, o pico da pandemia aconteceu em abril, quando o estado de SP registrou 10.360 mortes entre os idosos de 60 a 79 anos, número muito maior do que em junho. 

O grupo de pessoas entre 40 e 59 anos teve 5.856 óbitos registrados naquele mês.

publicidade

Desde março, a faixa etária de 40 a 59 anos mantém um elevado número de mortes. Embora em maio tenha tido uma pequena queda, voltou a crescer no mês passado.

Em entrevista ao G1, a médica sanitarista Ana Freitas Ribeiro, disse que a baixa imunização do grupo de indivíduos de até 59 anos com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 pode ser o fator por trás do novo cenário no quadro de óbitos.

publicidade

Segundo Ana, essa “é uma faixa que ainda tem probabilidade de alguma comorbidade chegando aos 60 anos, junto com isso, é uma população que ainda não foi imunizada completamente com a segunda dose”. 

Na faixa de 40 a 59 anos, apenas 11% tomaram a segunda dose da vacina (ou a vacina de dose única). Além disso, ainda existem 36% das pessoas com mais de 60 anos que ainda não foram vacinadas com a segunda dose também. “Então, é importante que as pessoas saiam das suas casas com as suas máscaras, tomando todas as medidas [de segurança], e procurem se vacinar”, orientou a médica.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!