A Alexa, a assistente virtual da Amazon que ganhou uma nova voz esta semana, foi criada com a proposta de auxiliar em algumas tarefas no cotidiano dos usuários. Uma de suas funcionalidades são as chamadas rotinas, comandos que permitem executar várias ações simultaneamente.

A rotina, quando ativada, faz com que ações como perguntar pelas notícias do dia, previsão do tempo, ou pedir a sua música preferida, possam ser executadas em sequência através de uma frase, um determinado horário ou até um sinal de outro dispositivo inteligente compatível.

publicidade

É possível programar, por exemplo, ações ao dizer “Alexa, comece o meu dia”. Em seguida, a assistente pode desligar o seu alarme ou tocar uma música. Também é possível criar uma rotina de notícias programando a Alexa para informar a previsão do tempo seguido pelo resumo de notícias da sua fonte preferida.

Para aproveitar o recurso, basta seguir o guia abaixo no aplicativo Alexa, disponível para Android e iOS. As rotinas podem ser executadas em qualquer dispositivo equipado com a Alexa, como os gadgets da linha Echo, o Fire TV Stick e centenas de produtos de outras empresas.

publicidade

Como criar uma rotina no aplicativo Alexa

Abra o aplicativo Alexa no seu smartphone e acesse a opção ‘Mais’ no canto inferior direito da tela. Em seguida, selecione a opção ‘Rotinas’ e na próxima tela clique em ‘+’ no canto superior direito;

Agora, Toque na primeira opção ‘Insira um nome para a rotina’ e a nomeie, depois acesse ‘Avançar’ no canto superior direito para prosseguir;

publicidade

Siga para ‘Quando isto acontecer’ e escolha uma das opções de interação (Voz, Agenda, Casa inteligente, Alarmes). No caso do exemplo abaixo, a nova rotina será ativada por um comando de voz: “Alexa, previsão do tempo”.

Em seguida, vá até ‘Adicionar ação’ e personalize as ações que deseja que a Alexa execute simultaneamente (tocar uma música ou podcast, apresentar um resumo de notícias, dentre outros). Seguindo o exemplo acima, foi escolhida apenas a opção ‘Clima’. Toque em ‘Avançar’ para seguir para o último passo.

publicidade

Se chegou até aqui, você terminou de configurar sua rotina com sucesso. Agora, basta tocar em ‘Salvar’ no canto superior direito e selecionar o dispositivo que irá responder ao comando, no caso abaixo, um Echo Dot.

Leia mais:

Vale destacar que as rotinas não influenciam como a Alexa responde aos outros comandos realizados pelo usuário. No caso específico de ações que incluam dispositivos inteligentes, saiba que será necessário configurá-los antes de criar rotinas para que tudo funcione seguindo as instruções de cada fabricante.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!