Há pouco mais de uma semana a Alemanha e outros países da Europa Ocidental, como Bélgica e Holanda, foram atingidos por uma devastadora enchente que destruiu cidades inteiras, deixando muitas pessoas completamente incomunicáveis.

O desastre provocado por fortes chuvas deixou cerca de 173 mortos na Alemanha, que foi o país mais atingido. As buscas ainda não foram finalizadas, mas autoridades afirmam que dificilmente serão encontrados novos sobreviventes.

Antena da Starlink colocada em cima de caminhão
SpaceX oferece internet gratuita a locais devastados pela enchente na Alemanha. Imagem: Redes Sociais

Para auxiliar na comunicação do país neste momento de crise, a SpaceX do bilionário Elon Musk informou que fornecerá internet gratuita em áreas devastadas por meio de seu satélite Starlink.

A empresa já instalou 12 terminais Starlink em diversas regiões das cidades mais afetadas para que os feridos e sobreviventes entrem em contato com os familiares e com as autoridades. Espera-se que mais 23 unidades sejam instaladas em breve, completando 35 pontos de internet gratuita.

publicidade

De acordo com dados oficiais, 70% das 500 estações de celular foram destruídas durante a enchente e até que a reconstrução do sistema seja feita, o que deve demorar devido à gravidade da tragédia, os pontos de internet gratuita temporários da SpaceX devem ser a melhor solução.

Leia também!

A empresa informou que os pontos de internet serão distribuídos principalmente na região de Renânia-Palatinado, no oeste da Alemanha, onde foram encontradas 125 pessoas mortas e as equipes de busca seguem procurando outros 155 moradores.

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou, no último domingo (18), que a devastação é “surreal” e que, provavelmente, a língua alemã não tem palavras para descrever tamanha destruição encontrada.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!