As fortes chuvas recentes na China, principalmente na província de Henan – área conhecida por ser duramente atingida por inundações históricas -, não impressionam mais os moradores e turistas que já estão familiarizados com a presença de furacões ou tufões anualmente, entre junho e agosto. Ou seja, cenas de veículos encalhados no meio das enchentes não surpreendem mais. A incrível novidade, no entanto, e que assusta a Tesla ao mesmo tempo, são os vídeos virais que mostram vários Model 3 enfrentando às águas.

Fotos e gravações do “Modo Barco” do sedã totalmente elétrico receberam um grande número de visualizações em redes sociais nos últimos dias. Os clipes normalmente mostram o automóvel enfrentando as enchentes do país e sobrevivendo, enquanto outros carros nas estradas estavam presos. Isso ficou inicialmente evidente em um vídeo gravado em Henan, que mostrou um Model 3 acelerando a todo vapor em águas profundas.

publicidade
modo barco tesla model 3
Vídeo mostra Model 3 da Tesla “sobrevivendo” a uma enchente. Imagem: Redes Sociais/Reprodução

O clipe curto impressionou a muitos, especialmente porque o EV sem dúvida parecia (muito legal e) tranquilo ao enfrentar a rua inundada de forma agressiva. Informações posteriores ao caso revelaram o passado angustiante por trás do ocorrido, inclusive: de acordo com a imprensa local, o carro da Tesla no vídeo estava saindo de um túnel inundado onde alguns veículos já estavam presos. Isso sugere que o motorista, provavelmente, estava dirigindo o Model 3 pelas águas por medo.

O “problema” é que outros vídeos de veículos elétricos utilizando o “Modo Barco” não oficial da Tesla começaram a surgir. Também na China (veja abaixo), um Model 3 aparece não ter absolutamente nenhum problema ao ultrapassar carros no meio de uma enchente. Outro registro (no fim da matéria) é ainda mais chocante, pois mostra o sedã, literalmente, “passeando” por algumas ruas fortemente inundadas na cidade de Zheng Zhou, maior cidade da província de Honã.

O CEO da montadora, Elon Musk, já se gabou no passado de que os veículos da Tesla são “capazes de nadar”, especialmente outro sedã muito vendido pela empresa. “Nós não recomendamos isso, mas o Model S flutua bem o suficiente para transformá-lo em um ‘barco’ por curtos períodos de tempo”, afirmou ele no Twitter, em 2016. “[Graças ao] impulso via rotação da roda”.

Gigafactory da montadora em Xangai, de fato, testa os veículos Model 3 e Y simulando uma rua inundada, como relata a Teslarati. Todavia, apesar da habilidade de natação, dirigir um Tesla nessas condições é uma ideia realmente terrível – não recomendada pela marca, de acordo com o site oficial. Embora seja muito mais provável que um motor a gasolina seja inundado e quebre quase que instantaneamente, também não há motivos para arriscar veículos elétricos na água só para escapar de enchentes.

Leia mais:

Fonte: Teslarati

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!