O primeiro fim de semana dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020 mostrou que o esporte atual do brasileiro é mesmo o skate. Nas redes sociais, a torcida pelos representantes do Brasil na modalidade que estreou em Olimpíadas nesta edição foi completamente insana. Até quem é educado demais para admitir torceu para que um ou outro concorrente caísse na hora das manobras.

Mas tudo foi recompensado! Na madrugada do domingo (25), Kelvin Hoefler ficou com a prata no skate street masculino, enquanto a queridinha da galera, Rayssa Leal, a Fadinha, de apenas 13 anos, conquistou a medalha de prata no feminino, na madrugada desta segunda-feira (26). Para comemorar e aproveitar a empolgação com o esporte que entrou no programa olímpico para atrair os jovens, nada melhor do que assistir a alguns filmes sobre a modalidade.

Leia mais:

A origem do skate é controversa. Há quem diga que veio do surfe, quando surfistas californianos queriam levar a prática também para as ruas em dias de marés baixas ou sem vento. Também tem quem acredite que a prancha sobre rodinhas começou a ser usada a partir de patins quebrados. Tudo isso por volta da década de 1960. A popularização chegou nos anos 1970.

publicidade

O skate já foi proibido no Brasil. O esporte ganhou o gosto dos jovens por essas terras nos anos 1980, mas a prática não era bem vista. Em maio de 1988, o então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, baixou um decreto municipal limitando a prática aos fins de semana no parque do Ibirapuera. No mês seguinte, ele proibiu a circulação de skatistas na cidade. A liberação só veio seis meses depois, com a prefeita Luiza Erundina.

Mas, chega de explicações. Vamos à lista de filmes! Os títulos escolhidos foram ranqueados de acordo com as notas no IMDb (Internet Movie Database).

Kelvin Hoefler em manobra do street skate em Tóquio
Kelvin Hoefler ficou com a prata no skate street masculino na Olimpíada de Tóquio-2020. Imagem: Jonne Roriz/ COB

20 filmes sobre skate

20. O Skate Voador (1993) – nota 2.8
O novato Zack (Trevor Lissauer, ‘Sabrina, Aprendiz de Feiticeira’) está entediado e sem amigos. É quando ele avista um grupo de skatistas pela vizinhança e tenta mudar a sorte. Mas o garoto é rejeitado pelo grupo. Então, Zack encontra um skate mágico e falante, capaz de voar.

19. Deck Dogz – Feras do Skate (2005) – nota 4.9
Poker, Spasm e Blue Flame, skatistas suburbanos, trocam as ruas violentas por uma competição de skate em Beachbowl. No caminho, eles aprendem que é preciso mais do que habilidade para estar entre os melhores. Os obstáculos deles vão dos pais e polícias até criminosos e demônios pessoais. A lenda do skate Tony Hawk está no elenco.

18. Skateboard (1978) – nota 5.3
O drama esportivo conta a história de um agente de Hollywood que precisa conseguir dinheiro para pagar uma dívida. Ele junta então um time de skatistas talentosos para entrar em uma competição downhill, que paga US$ 20 mil ao vencedor.

17. Slam – Tutto per una ragazza (2016) – nota 6.0
O filme italiano original Netflix é uma comédia dramática focada na história de amor de dois adolescentes. O aspirante a skatista conhece Alice e os dois começam a namorar, mas a garota engravida e ele precisa repensar os planos de se mudar para a Califórnia e virar um skatista profissional.

16. Wassup Rockers (2005) – nota 6.0
Um grupo de skatistas latinos de Los Angeles, obcecado por Ramones, só quer se divertir. Mas eles arrumam encrenca com a polícia. Os garotos tentam incorporar o estilo de vida da banda em sua forma de andar de skate.

15. Manobras Radicais (2003) nota – 6.0
Mais um filme sobre um grupo de amigos skatistas amadores que segue o ídolo durante as férias de verão em uma turnê. Eles esperam ser descobertos e patrocinados profissionalmente. Mais uma vez, vários obstáculos atrapalham os garotos.

14. Street Dreams (2009) – nota 6.2
Disponível de graça no canal do YouTube do Echoboom Sports, o filme coloca o skatista profissional Paul Rodriguez na pele de Derrick Cabrera, um skatista amador que quer se tornar profissional. Mas sua paixão é incompreendida pela família e colegas.

13. Skates na Pista da Morte (1989) – nota 6.3
O ator Christian Slater é Brian Kelly, um skatista radical que muda de vida após o assassinato de Vinh, interpretado por Arth Chudabala, seu meio-irmão. Até a tragédia, Brian passa os dias andando de skate em piscinas vazias, rampas half-pipe e galpões abandonados, com seus amigos. Mas uma conspiração do governo leva à morte do irmão e Brian busca o responsável pelo crime.

12. Paranoid Park (2007) – nota 6.7
Disponível no Telecine, o filme de Gus Van Sant adapta o romance homônimo de Blake Nelson. Alex, interpretado por Gabe Nevins, embarga ilegalmente em um trem para o Eastside Skatepark, conhecido como o Paranoid Park. Mas um segurança nota a invasão e o garoto bate nele com o skate, fazendo com que o guarda caia fora do trem, morrendo. Isso leva à interrogação do detetive Richard Lu (Daniel Liu).

11. Em Ritmo de Skate (1986) – nota 6.7
Josh Brolin estrela esse filme como Corey Webster, um adolescente que planeja entrar em uma competição de skate downhill. Ele se apaixona por Chrissy (Pamela Gidley), a irmã caçula de um rival, Hook (Robert Rusler).

10. Skate Kitchen (2018) – nota 6.8
Diferente dos filmes anteriores, esse tem como protagonista uma garota sobre as rodinhas. Camille (Rachelle Vinberg) tem outras amigas andando de skate e a vida começa a melhorar. Ela, então, se apaixona por Davon, interpretado por Jaden Smith, um skatista descolado de outro grupo.

9. Os Reis de Dogtown (2005) – nota 7.1
Disponível para aluguel no YouTube, o filme tem também uma participação de Tony Hawk, como um astronauta. O longa foi escrito por Stacy Peralta, ex-profissional do skate, e dirigido por Catherine Hardwicke (‘Thirteen’ e ‘Crepúsculo’). Ele conta a história dos Z-Boys, grupo integrado por Peralta que aperfeiçoou as grandes rampas e pool riding (as piscinas). Heath Ledger está no elenco.

8. Skateboard Madness (1980) – nota 7.2
Um repórter preguiçoso precisa conseguir boas fotos para uma reportagem sobre skate para manter o emprego. Um grupo de skatistas concorda em levá-lo para uma tour na Califórnia.

Como votar no Olhar Digital no segundo turno do Prêmio Influency.me

7. Stoked: The Rise and Fall of Gator (2002) – nota 7.2
O documentário explora a vida de Mark “Gator” Rogowski, skatista famoso dos anos 1980, que pegou prisão perpétua por agressão, estupro e assassinato de Jessica Bergsten, em 1991. O filme tem direção de Helen Stickler e depoimentos do próprio Gator, além de Stacy Peralta, Tony Hawk e Jason Jessee.

6. Waiting For Lightning (2012) – nota 7.3
Também disponível de graça no canal do YouTube do Echoboom Sports, o filme foca na história do skatista profissional Danny Way. Esse é mais um dos longas com a participação de Tony Hawk.

5. Mid90s (2018) – nota 7.4
Filme disponível no Prime Video, o longa adolescente mostra a história do jovem Stevie, nos anos 1990. Ele busca o equilíbrio na vida conturbada da família e seu grupo de amigos que conhece em uma loja de skate.

4. Dogtown and Z-Boys – Onde Tudo Começou (2001) – nota 7.7
Esse documentário de Stacy Peralta é o que baseia o filme ‘Os Reis de Dogtown’, com a história dos Z-Boys. O filme mostra a evolução da subcultura do skate e do surfe, em Santa Monica, na Califórnia, durante os anos 1970. Os depoimentos são de Tony Alva, Steve Cabellero, Jay Adams, Tony Hawk e outros nomes da época.

3. Todo Esse Caos (2014) – nota 7.9
O documentário mostra o lado obscuro da indústria do skate, focando na história dos dois irmãos Tas e Ben Pappas, que ficaram famosos. Carismáticos e próximos, eles se tornaram os queridinhos dos fãs. O filme mostra a chegada dos dois à fama e a queda pelo abuso de drogas e comportamento autodestrutivo.

2. Bones Brigade: Uma Autobiografia (2012) – nota 8.1
Mais um documentário de Stacy Peralta, dessa vez de graça no site da RedBull TV, acompanha outro time de skatistas, o Bones Brigade. Esse grupo dos anos 1980 tinha seis adolescentes, que influenciou o skate por bastante tempo. E mais uma vez conta com a presença de Tony Hawk.

1. Minding The Gap (2018) – nota 8.1
Indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2019, o filme original Hulu acompanha três garotos que se refugiam no skate. Ele ainda mostra as dinâmicas familiares, maturidade e responsabilidade de cada um ao explorar a amizade. Ele ainda foi nomeado como Melhor Documentário no Emmy.

BÔNUS: Chorão: Marginal Alado (2019)
Não podia faltar um filme brasileiro nessa lista. O documentário mostra a vida do cantor Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr. São depoimentos e imagens de arquivo sobre a vida do santista, que viveu décadas intensas de sucesso nacional e internacional, cheios de momentos polêmicos, até sua morte prematura, por overdose, em 2013. =

Via: ScreenRant / IMDb

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!