Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou nesta segunda-feira (26) que formará uma nova equipe interna para o grupo de serviços da rede social. O objetivo é avançar em um dos novos projetos ambiciosos da empresa: construir seu próprio espaço na internet baseado em realidade virtual e aumentada.

Zukcerberg, que apelidou a novidade como ‘Metaverse’ (em português, ‘metaverso’, termo usado para descrever ambientes virtuais em produções de ficção científica), diz que o serviço do Facebook será pioneiro e o “sucessor da internet móvel” como a conhecemos.

publicidade

O vice-presidente do segmento de realidade virtual e aumentada do Facebook, Andrew Bosworth, será um dos responsáveis pelo projeto ao lado de líderes da nova equipe, composta pelos: chefe de produtos do Instagram, Vishal Shah, e Vivek Sharma e Jason Rubin, ambos da plataforma Facebook Gaming.

Imagem mostra o Oculus Quest 2, óculos de realidade aumentada e realidade virtual do Facebook
Oculus Quest recebeu novos recursos recentemente e abriu caminho para o metaverso do Facebook. Crédito: Reprodução/Oculus Facebook

Bosworth ressaltou que os produtos da linha Oculus – que inclui o Oculus Quest, que ganhou recentemente uma atualização de software com novos recursos -, foram responsáveis pelos primeiros passos em direção à nova visão da rede social para o futuro da internet.

publicidade

Leia mais:

Para alcançar a “visão completa” do ‘Metaverse’, Bosworth diz que será preciso construir uma espécie de ponte de conexão entre os espaços para resolver a questão das limitações físicas do serviço.

publicidade

A ideia é que esse metaverso funcione com a mesma facilidade com que uma pessoa muda de um cômodo para outro em sua casa.

Por fim, vale destacar outro fato curioso: após o anúncio do novo projeto do Facebook, a página de contratação de empregos relacionados a RV e RA da empresa já lista mais de 700 novas vagas. O que também reforça a intenção da rede social de apostar no uso dessas tecnologias no futuro.

publicidade

Via: Axios

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!