Aceita Pix? A resposta positiva para essa pergunta tem aumentado cada vez mais nas redes sociais e já desbanca concorrentes tradicionais, como débito, crédito ou PicPay. De acordo com levantamento da consultoria global Elife, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado no Twitter, Instagram e Facebook. Das mais de 112 mil menções citadas na pesquisa, 58% são de mulheres. Foram analisados 229.945 posts coletados por meio de buscas referentes às formas de pagamento entre os dias 14 e 24 de junho de 2021.
A análise obteve os dados por meio do Google Trends, postagens no Twitter e monitoramento de grupos no Facebook e comunidades no Instagram. O objetivo foi identificar os meios de pagamentos mais citados no universo online e os principais canais de comunicação e públicos envolvidos.
Pix lidera no meio digital
Ao pesquisar quinze termos relacionados aos meios de pagamentos no universo digital, o modelo mais utilizado foi o Pix. Ele ficou a frente do débito, crédito, PayPal, PicPay, E-wallet, Stone e Cielo. Inclusive, o estudo constatou que as empresas têm oferecido descontos para quem opta pelo Pix.
Em relação aos cartões mais procurados nas buscas no Google, o do Nubank tem liderado, seguido pelo PicPay, principalmente no que diz respeito ao crédito.
Já nos depoimentos, prevalecem dúvidas quanto ao número de lojas que aceitam esta forma de pagamento. Já o Mercado Pago ainda está muito ligado à máquina de cartões e o PagSeguro apresentou baixo volume de depoimentos com relação a sua utilização.
Leia mais:
- Startup mexicana de carros usados chega ao Brasil com milhões de veículos
- Nestlé pode firmar parceria com startup para investir em carne cultivada em laboratório
- Luciano Huck e Grupo Globo investem em startup que conecta fãs e artistas
Engajamento nas redes sociais
Os meios de pagamento citados no levantamento têm investido pesado no marketing digital, engajando cada vez mais as pessoas que se interessam pelos serviços e produtos. As plataformas mais utilizadas para as conversas são Twitter e Instagram e o meio mais citado é o Pix, principalmente nos debates do Twitter, em que 69% dos usuários se referiam a este meio de pagamento em ofertas de produtos e serviços, tanto por lojistas quanto por pessoas físicas.
Já no Instagram, onde há maior visualização do produto oferecido, o Pix, divide espaço não só com outras formas de pagamento como com outros temas, como envio e Whatsapp de contato dos comerciantes. O Facebook, representado por 2% do buzz gerado, é o canal preferido para buscar atendimento das empresas que facilitam meios de pagamentos.
Em relação aos bancos mais buscados quando o assunto é transferência por PIX, a Caixa Econômica Federal é a mais procurada no Google. Além disso, Nubank aparece na 2ª posição; Bradesco na 3ª; Banco do Brasil e Itaú em 4° e 5° respectivamente e Santander em 6º.
“O custo zero do Pix é visto como uma vantagem para o pequeno comerciante, que repassa a vantagem a seus clientes e faz com que a forma de pagamento prevaleça no buzz”, afirma o head de insights do grupo Elife, Breno Soutto.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!