Aceita Pix? A resposta positiva para essa pergunta tem aumentado cada vez mais nas redes sociais e já desbanca concorrentes tradicionais, como débito, crédito ou PicPay. De acordo com levantamento da consultoria global Elife, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado no Twitter, Instagram e Facebook. Das mais de 112 mil menções citadas na pesquisa, 58% são de mulheres. Foram analisados 229.945 posts coletados por meio de buscas referentes às formas de pagamento entre os dias 14 e 24 de junho de 2021.


A análise obteve os dados por meio do Google Trends, postagens no Twitter e monitoramento de grupos no Facebook e comunidades no Instagram. O objetivo foi identificar os meios de pagamentos mais citados no universo online e os principais canais de comunicação e públicos envolvidos.


Pix lidera no meio digital

Ao pesquisar quinze termos relacionados aos meios de pagamentos no universo digital, o modelo mais utilizado foi o Pix. Ele ficou a frente do débito, crédito, PayPal, PicPay, E-wallet, Stone e Cielo. Inclusive, o estudo constatou que as empresas têm oferecido descontos para quem opta pelo Pix.


Em relação aos cartões mais procurados nas buscas no Google, o do Nubank tem liderado, seguido pelo PicPay, principalmente no que diz respeito ao crédito.

publicidade

Já nos depoimentos, prevalecem dúvidas quanto ao número de lojas que aceitam esta forma de pagamento. Já o Mercado Pago ainda está muito ligado à máquina de cartões e o PagSeguro apresentou baixo volume de depoimentos com relação a sua utilização.

Leia mais:


Engajamento nas redes sociais

Os meios de pagamento citados no levantamento têm investido pesado no marketing digital, engajando cada vez mais as pessoas que se interessam pelos serviços e produtos. As plataformas mais utilizadas para as conversas são Twitter e Instagram e o meio mais citado é o Pix, principalmente nos debates do Twitter, em que 69% dos usuários se referiam a este meio de pagamento em ofertas de produtos e serviços, tanto por lojistas quanto por pessoas físicas.


pix domina meio de pagamento nas redes sociais
Apesar de ser uma forma de pagamento recente, o Pix já lidera nas transações comerciais nas redes sociais, principalmente no Twitter, Instagram e Facebook. Imagem: Miguel Lagoa / Shutterstock

Já no Instagram, onde há maior visualização do produto oferecido, o Pix, divide espaço não só com outras formas de pagamento como com outros temas, como envio e Whatsapp de contato dos comerciantes. O Facebook, representado por 2% do buzz gerado, é o canal preferido para buscar atendimento das empresas que facilitam meios de pagamentos.

Em relação aos bancos mais buscados quando o assunto é transferência por PIX, a Caixa Econômica Federal é a mais procurada no Google. Além disso, Nubank aparece na 2ª posição; Bradesco na 3ª; Banco do Brasil e Itaú em 4° e 5° respectivamente e Santander em 6º.

“O custo zero do Pix é visto como uma vantagem para o pequeno comerciante, que repassa a vantagem a seus clientes e faz com que a forma de pagamento prevaleça no buzz”, afirma o head de insights do grupo Elife, Breno Soutto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!