O Spotify anunciou nesta quarta-feira (28) que, durante o segundo trimestre de 2021, registrou uma alta de 23% no faturamento na comparação com o mesmo período do ano anterior. A receita do streaming de música subiu US$ 2,77 bilhões de abril a junho deste ano.
Um dos motivos para o aumento foi a crescente no número de usuários na Europa e América do Norte, sendo estes responsáveis por 20% do montante de ouvintes pagantes extras no segundo trimestre, totalizando 165 milhões de usuários premium.
Apesar das boas notícias, o Spotify não atingiu sua meta de 371,5 milhões de usuários ativos mensais, número que inclui também os não pagantes. Mas foi por pouco: segundo dados do I/B/E/S Estimates, relatório produzido pela consultoria Refinitiv, o streaming sueco registrou 365 milhões de usuários ativos mensalmente.
“Embora esteja desapontado que nosso crescimento [de usuário] tenha sido mais suave na última metade do primeiro trimestre e na primeira metade do segundo trimestre, a boa notícia é que vimos essa linha de tendência se inverter e todos os indicadores principais que estou vendo mostram que estamos de volta aos trilhos”, disse o presidente-executivo do Spotify, Daniel Ek.
Para os líderes do Spotify, a pandemia é a principal culpada para que o número de assinantes esperados não fosse atingido.
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A empresa relatou também que recuperou as receitas vindas da publicidade on-line. Após a baixa causada pela pandemia da Covid-19, o setor cresceu 110%, atingindo US$ 325 milhões.
O aumento do mercado publicitário foi percebido principalmente nos 2,9 milhões de podcasts do Spotify, que atingiram alta de 627% em vendas de publicidade, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
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