A assistência técnica CSAT Solutions é acusada por ex-funcionários de oferecer um ambiente de exploração excessiva de trabalho. Segundo relatos publicados pelo The Insider, a empresa, que presta assistência técnica terceirizada para empresas como Apple, Dell e Lenovo, entre outras, tem poucos banheiros para seu volume de funcionários, além de pagar-lhes um salário quase irrisório e não oferecer ar condicionado.

A situação parece ser tão complicada que tais condições, inclusive, trazem impacto na vida pessoal dos funcionários: uma ex-colaboradora comentou, por exemplo, que devido à regra que proíbe o uso de telefones mesmo em caso de emergências pessoais, só foi descobrir que seu filho havia passado o dia no hospital por sofrer queimaduras quando saiu do trabalho.

publicidade

Leia também

Imagem mostra a linha de assistência técnica da empresa CSAT Solutions, que é acusada de praticar exploração excessiva na oferta de assistência técnica para Apple, Dell e Lenovo
A CSAT Solutions presta serviço de assistência técnica para Apple, Lenovo e Dell, e é acusada de oferecer condições exploratórias a seus funcionários. Imagem: CSAT Solutions/Divulgação

Segundo a reportagem, os novos contratados entravam sob uma falsa sensação de segurança e prestígio, já que a CSAT Solutions usava o nome das empresas para quem presta serviços a fim de elevar a sua imagem pública. A exploração excessiva, porém, chegava cedo: de acordo com o relato das pessoas entrevistadas, elas recebiam entre US$ 12 (R$ 61,08) e US$ 14 (R$ 71,26) por hora de trabalho, e não raro, trabalham em turnos que ultrapassam as 60 horas semanais devido a metas praticamente impossíveis de serem batidas.

publicidade

Segundo o último censo estadunidense, a cidade de Houston, Texas, onde a loja está localizada, tem custo médio de US$ 142,41 (R$ 726,36) apenas para as contas de base, ou seja, água, luz, mercado e moradia própria (o valor sobe em caso de residência alugada). De acordo com o mesmo censo, o salário mínimo no estado do Texas é de US$ 7,25 (R$ 37,10) a hora.

Ao The Verge, um porta-voz da CSAT Solutions disse que a empresa “obedece aos mais altos padrões de ambiente de trabalho” e que “leva muito a sério” reclamações do tipo, prometendo investigar o material internamente. Ao mesmo site, a Apple disse que “se certifica de que todos em sua cadeia de fornecedores sejam protegidos e tratados com dignidade e respeito”, prometendo, também, uma investigação.

publicidade

A Dell fez comentário similar, dizendo que “as alegações estão sendo levadas a sério e serão inteiramente investigadas”. A Lenovo não comentou.

A reportagem do Insider ainda cita uma prática comum da Apple, especificamente, onde a empresa de Cupertino faz visitas rotineiras às suas prestadoras de serviço, mas ela não comentou se fez qualquer descoberta no caso da CSAT Solutions e sua exploração excessiva. Entretanto, é importante ressaltar que as visitas da Apple são agendadas com antecedência, o que em tese daria tempo para empresas terceirizadas “maquiarem” o local.

publicidade

Plataformas de “reviews trabalhistas”, como Glassdoor e Indeed, fazem eco às acusações, avisando visitantes das páginas sobre a baixa remuneração, metas quase inatingíveis e horas excessivas. Outras postagens ainda mencionam a falta de limpeza dos poucos banheiros disponíveis e a ausência de ar condicionado.

Finalmente, a página da CSAT Solutions conta com uma listagem de vaga onde afirma, na descrição, que “funcionários devem estar prontos para trabalhar horas extras”, sem especificar volume de horas ou motivo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!