Com o processo de transformação digital pelo qual as empresas têm passado nos últimos anos, surgem novos desafios para o mercado de trabalho brasileiro, em especial a formação e preparação de profissionais para as chamadas “profissões do futuro”.

E é pensando nisso que a XP Inc. implantou um programa de formação de profissionais digitais em parceria com a escola de tecnologia Trybe, que prevê a formação de uma turma de 300 pessoas no Curso de Desenvolvimento de Software Web.

publicidade

O programa tem duração de um ano e, ao final, os estudantes passarão por um processo seletivo e poderão trabalhar na XP Inc. que, por sua vez, também afirma que será responsável por arcar com metade do valor da formação.

XP Inc. cria programa de formação de profissionais digitais com uma turma de 300 pessoas no Curso de Desenvolvimento de Software Web oferecido pela escola de tecnologia Trybe. Imagem: Freedomz / Shutterstock

Com o objetivo de introduzir no mercado brasileiro uma nova leva de profissionais digitais, a parceria visa dar oportunidade a centenas de brasileiros que não teriam acesso a um curso de desenvolvimento de software web.

“Desde o nosso IPO, em 2019, nossa companhia mais do que dobrou de tamanho”, disse Thiago Maffra, CEO da XP Inc. “Éramos uma empresa com 2,5 mil colaboradores e encerraremos o ano com quase 2,5 vezes isso. Somos hoje uma empresa capaz de cuidar de praticamente todo o ecossistema financeiro do cliente. Isso demanda o desenvolvimento de produtos e de muita tecnologia embarcada.”

Maffra diz, ainda, que a necessidade da empresa em contar com profissionais de tecnologia é grande e só vai aumentar. “Além de acreditarmos que educação e desenvolvimento profissional fazem parte da estratégia da XP”, ressalta.

XP Inc. deve encerrar 2021 com cerca de 6 mil colaboradores

Atualmente, a XP Inc. tem cerca de 4,5 mil colaboradores e espera encerrar o ano com quase 6 mil. Ao final de 2021, quase metade desse montante de profissionais deve estar em posições relacionadas à área de tecnologia.

De acordo com  a diretora ESG da XP Inc., Marta Pinheiro, a seleção será feita de modo a garantir diversidade na turma de estudantes. “Nossa aspiração é a de que a turma seja composta de pelo menos 30% de mulheres e 40% de pessoas pretas e pardas. Desde que criamos a diretoria ESG, assumimos o compromisso de buscar maior diversidade dentro da empresa e esse programa não poderia ficar de fora. Esse lançamento é o primeiro de vários outros cursos que a XP pretende realizar, buscando aumentar cada vez mais o impacto de nossas ações”.

Leia mais:

Curso de Desenvolvimento de Software da parceria XP e Trybe é o primeiro da escola desenvolvido exclusivo para uma empresa

Para se certificar de que os alunos aprovados para a Turma XP terão sinergia com a plataforma de investimentos, o processo seletivo padrão da Trybe ganhou uma etapa extra.

Além do preenchimento do formulário de inscrição, do desafio prático (para o qual a Trybe oferece o material de estudo), de testes online de raciocínio e de uma entrevista virtual, os interessados também deverão responder a um questionário online de fit cultural da XP.

“Para nós, além do conhecimento técnico é fundamental a aderência do candidato à cultura XP. Buscamos profissionais que tenham a mente aberta, espírito empreendedor e pensem grande. Queremos atrair os mais brilhantes e que ambicionem trabalhar e crescer conosco”, explica Patricia Claro, gerente de recrutamento e seleção da XP.

A XP já era parceira da Trybe no programa gratuito que a escola oferece para empresas se conectarem e contratarem pessoas formadas em uma das áreas mais demandadas pelo mercado. 

De lá para cá, já foram contratadas pela XP mais de 20 pessoas formadas pela escola de tecnologia, mas é a primeira vez que a Trybe tem uma turma exclusiva dedicada a uma empresa. “A criação da Turma XP está totalmente alinhada com a nossa missão e gerará oportunidades para a vida de centenas de pessoas”, diz Matheus Goyas, CEO e cofundador da Trybe.

Para saber mais e se inscrever no processo seletivo para a Turma XP, clique aqui. As inscrições vão até 22 de agosto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!