O buraco negro é um lugar no espaço em que a gravidade é tão grande que engole tudo o que está ao redor. Essa força gravitacional é tão intensa que nem luz escapa. Então, o que tem dentro de um buraco negro e o que ele come?

Neste texto, vamos explicar como se comporta esse fenômeno do espaço. Mas, antes, vale esclarecer que vamos discutir o que o buraco negro “come” ou “engole”, mas no linguajar científico um buraco negro não come nada, combinado? Na verdade, a matéria “cai” dentro dele pela atração do campo gravitacional.

Do que o buraco negro se alimenta?

Um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto de Astrofísica de Canarias (IAC), pode ter descoberto o que um buraco negro “come”. Os cientistas observaram longos e estreitos filamentos de poeira que circundam e alimentam os buracos negros localizados nos centros das galáxias. Esses filamentos, inclusive, podem ser a causa do escurecimento do centro de muitas galáxias.

Para realizarem as observações, a equipe de pesquisadores, liderada pela professora do IAC, Almudena Prieto, usou imagens do Telescópio Espacial Hubble, do Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO) e do Radiotelescópio ALMA, no Chile. Nessas imagens, foi possível observar o processo de alimentação nuclear de um buraco negro na galáxia NGC 1566.

publicidade
A imagem mostra o processo de alimentação nuclear de um buraco negro na galáxia NGC 1566, e como os filamentos de poeira, que circundam o núcleo ativo, são aprisionados e giram em espiral ao redor do buraco negro até engoli-los
A imagem mostra o processo de alimentação nuclear de um buraco negro na galáxia NGC 1566, e como os filamentos de poeira, que circundam o núcleo ativo, são aprisionados e giram em espiral ao redor do buraco negro até serem engolidos. Crédito: ESO

As imagens combinadas mostram um instante no qual é possível observar como os filamentos de poeira se separam e vão direto para o centro da galáxia. Lá, eles circulam o buraco negro, como água ao redor de um ralo, pouco antes de serem engolidos por ele. Segundo Prieto, este grupo de telescópios permitiu uma perspectiva completamente nova sobre um buraco negro supermassivo.

Para a pesquisadora, visualizar essas imagens só foi possível graças à sua alta resolução angular e à visualização panorâmica de seus arredores. Isso permite que a equipe acompanhe o desaparecimento dos filamentos de poeira à medida que eles caem no buraco negro. O estudo é parte do projeto Parsec, que visa entender melhor o funcionamento dos buracos negros.

Entre os objetivos do projeto Parsec, está a busca pelo entendimento sobre como buracos negros supermassivos despertam de suas longas hibernações e, depois de um processo em que acumulam material em seu entorno, se tornam objetos que estão entre os mais poderosos de todo o universo.

Leia mais:

Um buraco negro pode engolir outro?

Sim, um buraco negro pode engolir outro. No entanto, nós não conseguimos ver essa fusão com telescópios, porque os buracos negros são invisíveis para nossos olhos.

Por isso, o Observatório de Ondas Gravitacionais de Interferômetro a Laser (Ligo na sigla em inglês) criou essa simulação para conseguirmos visualizar como ocorre essa fusão.

Mas, ainda que a força gravitacional de um buraco negro seja intensa o bastante para atrair outro buraco negro, não seria o suficiente para engolir uma galáxia inteira ou o universo.

Segundo explica a Nasa, quando um buraco negro se funde com outro ele cresce em tamanho. No entanto, esse fenômeno não ocorrerá infinitamente. Isso porque o universo está em expansão e, portanto, as chances de um buraco negro encontrar com outro diminuem com o passar do tempo. Logo, as galáxias e o próprio universo estarão salvos desse fim.

O que tem dentro do buraco negro?

Acredita-se que dentro do buraco negro exista a singularidade, um fenômeno onde toda a matéria “devorada” se concentra em um único ponto. É verdade que não sabemos se de fato há uma singularidade, porque não dá para ver um buraco negro, muito menos seu centro. Mas, isso não é um empecilho para os cientistas teorizarem sobre o assunto.

O que sabemos pela observação é que um buraco negro tem uma massa tão densa e concentrada que atrai tudo o que ultrapassa um determinado limite, que se chama de horizonte de eventos.

Com informações do Phys e BBC Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!